Uneb: Campus de Bom Jesus da Lapa realiza Semana da Consciência Negra
  • Compartilhe:

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVII, em Bom Jesus da Lapa, e o Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL), vinculado ao Campus VI da Uneb

bjl

Por Danilo Oliveira Ascom Uneb

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVII, em Bom Jesus da Lapa, e o Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL), vinculado ao Campus VI da Uneb, em Caetité, realizam a V Semana da Consciência Negra e Seminário das Comunidades Quilombolas do Território Velho Chico.

O evento, que acontecerá em Bom Jesus da Lapa, no médio São Francisco baiano, durante todo o mês de novembro (ver programação), abordará o tema Educação e etnicidade afro-brasileira no Território Velho Chico.

O objetivo da iniciativa é combater práticas discriminatórias que ainda se fazem presentes no cotidiano das populações negras do Território Velho Chico e, sobretudo, fortalecer as lutas em prol do reconhecimento e valorização de suas histórias e culturas e a inserção dessas discussões no contexto escolar.

Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 7 de novembro para realizar inscrição (ver normas de submissão) no site cndcht17.blogspot.com.br. O prazo é o mesmo para aqueles que desejam se inscrever como ouvintes, que podem garantir participação no endereço eletrônico. Há ainda a possibilidade de se inscrever presencialmente no departamento.

A abertura oficial será no  próximo dia 7, às 19h, com a Conferência Educação e etnicidade: a Lei 10.639/2003 e seus desdobramentos, que será proferida pelo professor da UNEB Valdélio Santos Silva.

A programação, que tem atividades previstas até o dia 23 de novembro, reserva mesas-redondas, oficinas, comunicações orais, pôsteres e sarau poético.

Jornal Nova Fronteira