Ufob tem reserva de vagas para candidatos de medicina que estudaram em escolas da região
  • Compartilhe:

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) possui reserva de vagas para candidatos de medicina que tenham estudado em escolas próximas ao campus Reitor Edgard Santos. O mesmo acontece na Escola Superior de Ciências da Saúde, em Brasília/DF.

Fonte G1.com

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) possui reserva de vagas para candidatos de medicina que tenham estudado em escolas próximas ao campus Reitor Edgard Santos. O mesmo acontece na Escola Superior de Ciências da Saúde, em Brasília/DF. Outras setes universidades brasileiras oferecem benefícios no Sistema de Seleção Única (Sisu) para este grupo de candidatos. Em cinco delas (Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Unipampa), são atribuídos bônus de 5% a 20% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para esses estudantes.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as universidades têm autonomia para oferecer o benefício. No entanto, a prática já gerou polêmica no Sisu 2016, quando foi acusada de ferir o princípio de isonomia ao favorecer aqueles que estudaram em determinada região. O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia, em Minas Gerais, entrou com uma ação em setembro de 2016 para impedir universidades de adotarem critério de inclusão regional.

A Unipampa aumentou a abrangência das cotas regionais neste mês: os benefícios foram estendidos de 16 municípios do Rio Grande do Sul para 44. Quem cursou o ensino médio no sudoeste e no sudeste do estado pode receber 20% de bônus na nota no Enem, sem o direito de acumular a outras cotas.

Bônus

Nas universidades que oferecem bônus, o benefício existe para as vagas de ampla concorrência. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, há 40 vagas nesta categoria. Aqueles que se inscreverem para uma delas após terem concluído o ensino médio em escolas públicas ou privadas de microrregiões próximas à instituição receberão 20% de bônus na média do Enem.

Um exemplo: Maria quer cursar medicina na Ufam, mora em Santa Catarina e tirou 685,89 na média do Enem para esta universidade. Ela não se encaixa em cotas sociais e raciais (como para negros e indígenas), portanto se inscreverá para uma das 40 vagas de ampla concorrência. João tirou a mesma nota, também não tem direito a cotas sociais e raciais, mas estudou em Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. Ele pleiteará uma das 40 vagas de ampla concorrência, mas terá um bônus de 20% na nota do Enem por causa da localidade de sua escola. Sua média vai a 812,08. Maria e João concorrerão pelas mesmas vagas de medicina na Ufam.

Veja os bônus nos outros cursos de medicina e quem tem direito a eles:

UFAL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: Bônus de 10%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio no interior de Alagoas

UFAM – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: Bônus de 5,69%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio no estado do Amazonas

UFPE – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: Bônus de 10%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais da zona da mata e do agreste pernambucanos

UFRN – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: Bônus de 20%

Quem tem direito: estudantes que concluíram o ensino fundamental e cursaram o ensino médio integralmente, em escolas públicas ou privadas, das microrregiões de Borborema Potiguar-RN, Seridó Ocidental-RN, Seridó Oriental-RN, Agreste Potiguar-RN, Angicos-RN, Serra de Santana-RN, Vale do Açu-RN, Catolé do Rocha-PB, Curimataú Ocidental-PB, Curimataú Oriental-PB, Patos-PB, Seridó Ocidental Paraibano-PB, Seridó Oriental Paraibano-PB ou Sousa-PB. Excluem-se os formados por meio de supletivos

UNIPAMPA – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: Bônus de 20%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio no sudoeste e no sudeste do Rio Grande do Sul.

Reserva de vagas

A Universidade Federal do Oeste da Bahia reserva 30 vagas exclusivamente para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em municípios com menos de 150 km de qualquer campus da UFOB. Na Escola Superior de Ciências da Saúde, é necessário ter cursado o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal para se candidatar a uma das 32 vagas desta categoria.

Nestes dois exemplos, provavelmente haverá uma nota de corte diferente só para a cota regional e outra para a ampla concorrência. Na última atualização do Sisu, nesta sexta-feira (27), os índices mínimos eram os seguintes, na carreira de medicina:

UFOB – UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
ampla concorrência: 786,24
cota regional: 751,58

ESCS – ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ampla concorrência: 786,92
cota regional: 709,57

Prazo prorrogado

O prazo de inscrição no Sisu foi prorrogado para até as 23h59 de domingo (29), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Antes da mudança, o sistema funcionaria até esta sexta, 27. Segundo o MEC, o resultado está mantido para segunda-feira, 30.

Jornal Nova Fronteira