Ufob discute popularização das ciências no Oeste Baiano em seminário
  • Compartilhe:

A Universidade Federal do Oeste da Bahia promove a I Semana de Física (Semafis), de quarta, 22, a sexta-feira, 24, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

ufob

Ascom Ufob

A formação de novos professores de Física tem sido um grande desafio para as universidades públicas. A falta de interesse dos jovens no curso e as dificuldades dos que ingressam em concluir a graduação fazem com que boa parte das escolas não contem em seus quadros com esses profissionais. De acordo com Relatório da Sociedade Brasileira de Física, realizado em 2012, existem cerca de 10 mil físicos no Brasil, mas apenas 26% se dedicam ao ensino.

Para começar a mudar essa realidade, popularizar a ciência e atrair estudantes da Região, a Universidade Federal do Oeste da Bahia promove a I Semana de Física (Semafis), de quarta, 22, a sexta-feira, 24, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Palestras, minicursos e debates com pesquisadores de diversos centros do Brasil integram a programação.

No evento, os participantes ainda terão a oportunidade de entrar no Planetário Itinerante, uma cúpula que simula o céu, e observar em telescópios a movimentação dos astros à noite, com a equipe do Observatório Astronômico Antares, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O Caminhão da Ciência, que, dentre outras coisas, demonstra experimentos desenvolvidos nos laboratórios de Física da Ufob, será outra atração à parte.

Inscrições gratuitas
Professores e estudantes do ensino médio, fundamental e superior da Região Oeste, interessados em participar da I Semafis, podem se inscrever gratuitamente no site http://semafis.ufob.edu.br/. Mais informações estão disponíveis também nos telefones: 77 3614-3240 ou 3614-3247.

Jornal Nova Fronteira