Touro produzido em Barreiras vai para a Central de Inseminação Artificial da ABS Pecplan
  • Compartilhe:

O touro Vinny do Bino, filho do Mandarin Mat e que tem como avó materno o touro Marisco, vai fazer parte dos touros contratados pela Central de Excelência de Inseminação Artificial da ABS Pecplan com sede em Uberaba/MG.

 

Ascom Acrioeste

O touro Vinny do Bino, filho do Mandarin Mat e que tem como avó materno o touro Marisco, vai fazer parte dos touros contratados pela Central de Excelência de Inseminação Artificial da ABS Pecplan com sede em Uberaba/MG.

Nascido em novembro de 2015, Vinny do Bino participou da Prova de Ganho em Peso a Pasto promovido por Antonio Balbino Empreendimentos Agropecuários, sendo um dos destaques do 12º Leilão transmitido ao vivo pelo Canal do Boi, ocorrido durante a V Oeste Genética realizada no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, Oeste da Bahia.

Durante o Leilão, o touro foi adquirido em parceria e fará parte do condomínio onde integram o Grupo Ipê, Antonio Balbino Empreendimentos Agropecuário e a própria ABS Pecplan. Ainda durante o 12º Leilão da PGPP foi anunciado que criadores de outros estado do Brasil já haviam reservados dose de sêmen para melhoria de seus rebanhos.

Segundo Antonio Balbino de Carvalho Neto, da Antonio Balbino Empreendimentos Agropecuários, é muito importante a parceria entre seu empreendimento agropecuário, o Grupo Ipê e a ABS Pecplan, pela qualidade dos touros que estão sendo produzidos no Oeste da Bahia. “Termos touros que representem a genética de qualidade que é desenvolvido aqui no Oeste Baiano é muito importante para região e reafirma que os animais aqui gerados tem sua genética provada e avaliada em vários processos, como a Prova de Ganho em Peso a Pasto, Programa de Melhoramento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na MCP, na avalição de carcaça e na Boi com Bula. São animais diferenciados, muito bem avaliados e que apresentaram um excelente desempenho em todas as avaliações em que foram submetidos e ter sua genética disseminada pela Central de Inseminação da ABS é uma grande conquista para a região”, comemorou o pecuarista.

Stefan Zembrod, do Grupo Ipê e presidente da Associação dos Criadores de Gado do Oeste (Acrioeste), disse que adquiriu um percentual desse touro devido ao potencial do animal. “Esse touro representa o que de melhor é produzido aqui no Oeste da Bahia”.

O pecuarista aproveitou para exaltar a V Oeste Genética, o XV Fórum de Pecuária, o I Fórum de Pecuária de Leite e o II Fórum Agroindustrial realizado entre os dias 23 e 26 de novembro, em Barreiras. “Esteve acima da nossa expectativa, tanto em qualidade dos animais leiloados, excelência das palestras e participação popular. É um evento totalmente consolidado e que tem atraído a atenção de criadores de outras regiões do país. É uma feira de negócios que tem ares de encontro familiar”, disse Zembrod, um dos responsáveis pela organização do evento.

Sobre a Oeste Genética – A realização da Oeste Genética é uma parceria entre Prefeitura de Barreiras, a Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e acontece sempre no mês de novembro no Tathersal do Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha.

ABS Pecplan -A história da inseminação artificial em bovinos, tanto no Brasil, como no mundo, está relacionada diretamente com a ABS. A empresa foi fundada em 1941, nos Estados Unidos, quando Rockfeller Prentice e Phil Higley desenvolveram a técnica de congelar o sêmen em palhetas para ser depositado artificialmente no útero das fêmeas. Essa revolução tecnológica abriu as portas da expansão internacional de uma nova era para a pecuária.

Em 1959 o Brasil recebia as primeiras doses de sêmen da ABS Global. Em 1970 surge a Pecuária Planejada (Pecplan), empresa pioneira que importava e distribuía em todo país os materiais necessários para a inseminação. A tecnologia foi tão bem recebida que logo a Pecplan passou a incorporar o Grupo Bradesco, que desenvolveu um amplo trabalho de divulgação da IA e treinamento de mão-de-obra.

Em outubro de 1996, a Pecplan foi vendida para a ABS, passando a incorporar ao seu nome as siglas da multinacional que soma mais de 70 anos de atuação. No ano de 1999, as empresas foram incorporadas à companhia britânica Genus PLC, que é detentora de 70% do mercado britânico de sêmen e atua em vários setores do agribusiness. A ABS Global (divisão da Genus para Genética Bovina) é líder mundial no mercado de IA bovina, atuando em mais de 70 países no mundo todo.

A Central de Excelência e Tecnologia da ABS está localizada em Uberaba, no estado de Minas Gerais. Dispõe de 250 hectares, sendo 50% cobertos por área verde e os outros 50% destinados para abrigar touros de diversas raças, com conforto, máxima higiene, procedimentos que minimizem o impacto ao meio ambiente e contribuam com o bem-estar dos touros em coleta.

A localização privilegiada no maior polo genético do Brasil e da América Latina, conhecido também como a “Capital do Zebu”, possibilita à ABS oferecer estratégias ainda mais inteligentes de logística para o agronegócio nacional e internacional. Reúne soluções eficazes para os desafios dos pequenos e grandes selecionadores genéticos através das mais avançadas técnicas de inseminação artificial, programas de melhoramento e reprodução animal.

São décadas de trabalho e dedicação ao lado de pessoas como você. Uma história marcada pelo pioneirismo que transformou o mercado da biotecnologia e reprodução animal no mundo.

Jornal Nova Fronteira