Temporada Verão Cênico: Programação com espetáculos de teatro e de circo vai estrear no dia 24 de novembro e segue até 7 de dezembro
  • Compartilhe:

Enviado por: Tiago Lira – Representante Territorial de cultura da Bacia do Rio Grande tiagolirabaciariogrande@gmail.com Os motores do verão baiano começaram a ser aquecidos. O motivo da efervescência precoce é a realização da Temporada Verão Cênico, evento que chega à 3ª edição entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro. Durante 14 dias […]

Enviado por: Tiago Lira – Representante Territorial de cultura da Bacia do Rio Grande
tiagolirabaciariogrande@gmail.com

Os motores do verão baiano começaram a ser aquecidos. O motivo da efervescência precoce é a realização da Temporada Verão Cênico, evento que chega à 3ª edição entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro. Durante 14 dias seguidos, 35 espetáculos farão 112 apresentações em Salvador e mais outras 17 cidades baianas de todos os seis macroterritórios da Bahia. Realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o Verão Cênico cumpre a função de estimular a difusão do teatro e do circo baianos, valorizando a circulação dentro do próprio estado, em todas as regiões. A programação completa pode ser acessada em www.fundacaocultural.ba.gov.br/veraocenico.

Mistura de linguagens – A grande novidade desta edição é a adesão do circo ao Verão Cênico. “Essas linguagens vão se contagiando positivamente para melhorar o alcance do projeto. São participações que complexificam a ação de maneira benéfica e fortalecem as perspectivas das próximas edições”, explica Maria Marighella, coordenadora de Teatro da FUNCEB. Segundo ela, o projeto nasceu com a vocação de trabalhar a vascularização das artes cênicas na Bahia: “para consolidar o investimento público, é necessário trabalhar a distribuição”, afirma.

Espetáculos selecionados – Os 35 espetáculos foram selecionados a partir de edital público, que contou com 92 inscritos, 26 deles oriundos do interior baiano, representando 28% do total. A proporção é a mesma quanto ao resultado da seleção, em que 10 selecionados são de Eunápolis, Ibicoara, Jequié, Juazeiro, Palmeiras, Valença ou Vitória da Conquista. De acordo com Marighella, a intenção é apresentar um panorama diverso de produtos cênicos baianos. A comissão de seleção seguiu três critérios básicos para a seleção: qualidade e mérito artísticos; trajetória dos grupos; e exequibilidade dentro do Verão Cênico. “Vocação para o deslocamento e para alcançar novas plateias é uma das características centrais do projeto”, esclarece a gestora.

PROGRAMAÇÃO EM BARREIRAS (*Entrada Franca para todos os espetáculos)

Teatro: “De Sol, de Céu e de Lua”
Horário: 15 horas
Data: 25/11 – Terça-feira
Local: Sesc

Teatro: “De Sol, de Céu e de Lua”
Horário: 15 horas
Data: 26/11 – Quarta-feira
Local: Sesc

“As maravilhas do mundo da dança + A AVE”
Horário: 19 horas
Data: 30/11 – Domingo
Local: Sesc
Teatro: “A História que a manhã contou ao tempo”
Horário: 15 horas
Data: 02/12 – Terça-feira
Local: Sesc

cultura1

Jornal Nova Fronteira