Técnicos do Rally da Safra chegam ao Oeste baiano
  • Compartilhe:

Técnicos da Equipe 7 do Rally da Safra chegam ao Oeste da Bahia nesta quarta-feira, dia 11, para a avaliação de lavouras de soja nas regiões de Luis Eduardo Magalhães e Correntina.

Rally

Por Ana Carolina Silveira e Angela Gusikuda

Técnicos da Equipe 7 do Rally da Safra chegam ao Oeste da Bahia nesta quarta-feira, dia 11, para a avaliação de lavouras de soja nas regiões de Luis Eduardo Magalhães e Correntina. Em paralelo, a Equipe 6 estará no Sul do Brasil para avaliar áreas de soja nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Após a avaliação em campo, acontecerá à noite, em Luis Eduardo Magalhães, evento gratuito com palestra sobre mercado de soja e milho para produtores com Fabio Meneghin, sócio-analista da Agroconsult, organizadora do Rally. No evento serão também abordados temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços (veja local e horário abaixo).

rally1

Conforme os trabalhos de campo das três primeiras equipes do Rally, a produção de soja na safra 2014/15 deve alcançar 94,8 milhões de toneladas, aumento de 828 mil toneladas em relação ao último relatório da Agroconsult e de 10% sobre 2013/14. A estimativa para área plantada é de 31,7 milhões de hectares, com expansão de 5% em relação à 2013/14.

rally1

Com relação ao milho verão, a projeção é de uma safra de 29 milhões de toneladas, levando à redução de 979 mil toneladas em comparação ao último relatório e de 8,5% sobre 2013/14. Para o Centro-Sul, a produção estimada é de 23,4 milhões de toneladas (queda de 9% sobre 2013/14). A perspectiva de área plantada para o Brasil foi revisada para 6,2 milhões de hectares (redução de 7% sobre 2013/14). Para o Centro-Sul, a área estimada é de 3,7 milhões de hectares (queda de 11% sobre 2013/14).

Para o milho segunda safra, a área plantada está estimada em 9,7 milhões de hectares (aumento de 3% sobre 2013/14) e a produção foi revisada para 50,3 milhões de toneladas (4% maior em relação à 2013/14). O plantio segue o ritmo da colheita de soja e as chuvas regulares favorecem o desenvolvimento das lavouras.

Expedição técnica

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

A largada do Rally da Safra 2015 ocorreu no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão realizados 12 eventos para produtores rurais, com palestras sobre mercado de soja e milho proferidas por analista da Agroconsult e apresentadas palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

Jornal Nova Fronteira