Técnicos da Secretaria de Agricultura orientam criadores de gado de São Desidério sobre vacinação do rebanho
  • Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico está realizando momentos de capacitação para pequenos criadores de gado em povoados do município no intuito de oferecer orientações sobre a vacinação dos animais.

Texto e fotos Jackeline Bispo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico está realizando momentos de capacitação para pequenos criadores de gado em povoados do município no intuito de oferecer orientações sobre a vacinação dos animais.

O veterinário da secretaria, Cleber Andrade, explica que os criadores devem estar atentos às campanhas como a da Aftosa, entre o dia 1º a 31 de maio.  “Realizamos esta capacitação para orientar e tirar as dúvidas dos criadores de gado sobre o momento da vacinação dos animais, questões de higiene, manuseio dos equipamentos e das doses da vacina, mas também falamos sobre a importância de organizar um calendário sanitário”, revela ao explicar que para manter a saúde do rebanho, várias imunizações devem ser realizadas. “Além da Aftosa, há também outras vacinas que precisam estar organizadas no calendário sanitário a exemplo da brucelose, raiva, clostridiose, botulismo”, enfatizou.

David Gonçalves Nogueira é criador de gado há 30 anos, pela primeira vez recebeu em sua fazenda a visitação de uma equipe técnica, ele revela que sempre manteve sua criação vacinada, mas que havia dúvidas. “Informação é uma coisa muito boa, o que a gente fazia de errado na hora de vacinar os animais, agora não faremos mais, estou muito satisfeito em ter recebido essas orientações aqui”, comemora. As 27 cabeças de gado de David foram vacinadas enquanto o veterinário mostrava na prática como os criadores devem proceder.

Esta iniciativa atende aos requisitos do Programa Municipal – Próleite que tem como objetivo atender os criadores que possuem aptidão para a produção de leite no município, com orientações que visam o melhoramento genético do rebanho e a qualidade das pastagens, além de garantir apoio técnico e logístico para produção e comercialização do leite.

“Nosso objetivo é realizar essa assistência técnica ao pequeno produtor rural buscando oferecer oportunidade de aprendizagem para garantir que seus produtos tenham qualidade seja para comercialização ou para a subsistência”, informa a secretária de agricultura, Patrícia Rocha.

Criadores de gado de outras comunidades também receberão a capacitação. A secretária conclui informando que qualquer pequeno produtor que se interessar pode procurar a secretaria para agendar visitas técnicas em suas propriedades. “Seja para orientação da área da pecuária ou da agricultura, estamos à disposição, é nossa meta ofertar esses serviços de acompanhamento à produção”. A capacitação contou também com a presença do técnico agrícola Erbe Pereira.

Jornal Nova Fronteira