População se mobiliza contra demolição de escola em Barreiras
  • Compartilhe:

Inaugurada há 35 anos, no governo do ex-prefeito Otacílio Monteiro da Franca (In Memoriam), a Escola Municipal Juarez de Souza está localizada na Praça Joaquim Neto, na Vila Brasil, uma das mais populosas comunidades de Barreiras, Oeste da Bahia

escola

Da redação JornalNF

Inaugurada há 35 anos, no governo do ex-prefeito Otacílio Monteiro da Franca (In Memoriam), a Escola Municipal Juarez de Souza está localizada na Praça Joaquim Neto, na Vila Brasil, uma das mais populosas comunidades de Barreiras, Oeste da Bahia e atualmente abriga 216 alunos do ensino fundamental. Encravada num bairro carente de escolas, a EMJS está sob a ameaça de demolição por parte do executivo municipal, que pretende transferir os alunos para outras escolas em bairros mais distantes para que possa reformar a praça. Além da escola, o Posto de Saúde Daniel Bueno Teixeirense, que atende moradores da comunidade e que também foi construído na praça, está nos planos de demolição da Prefeitura.

escola1

A notícia da demolição chegou até a direção da escola de forma arbitrária passada pelo diretor de comunicação do município, Adauto Soares, preposto do secretário de educação Cosme de Carvalho, informando que o prédio precisaria ser desocupado até hoje, 30, uma vez que a demolição começaria amanhã. Revoltados com a situação, direção da escola, professores, alunos e pais de alunos, comunidade em geral e vereadores municipais estiveram durante todo o dia de hoje, promovendo atos em desaprovação contra a retirada da escola do local.

escola2

A Câmara de Vereadores de Barreiras, por intermédio de seu presidente Carlos Tito, protocolou uma representação noticiando o fato com pedido de providências ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, uma vez que essa escola recebe recursos federais para remuneração dos professores, merenda escolar e transportes de alunos. “Comunicamos também o Conselho Municipal de Educação, bem como o Conselho Municipal de Saúde, em função de que o anúncio se estende para a demolição do Posto de Saúde do bairro”, afirmou o vereador Tito, confiando no bom sendo da administração municipal em rever essa decisão que prejudicará gravemente a continuidade do ensino dessas 216 crianças que ali estudam.

“O que está acontecendo aqui é um equívoco da atual administração. Deveríamos estar discutindo a reforma da escola e não sua demolição. Tenho certeza que a população da Vila Brasil, bem como dos bairros circunvizinhos não irão aceitar essa demolição”, endossou o presidente da Câmara, comentando que a Associação dos Moradores da Vila Brasil ingressará com uma Ação Civil Pública com pedido de Antecipação de Tutela para proibir a Prefeitura que faça qualquer ato que vise a demolição, tanto da escola como do Posto de Saúde. “Se mesmo assim a Prefeitura iniciar a demolição, os moradores não permitiram que o serviço continue”, conclui Carlos Tito.

escola3

O líder do governo na Câmara, o vereador Eurico Queiroz Filho, mostrou desapontamento e menosprezado com a atitude deliberada da Prefeitura em anunciar a demolição a única escola da Vila Brasil. “Eu, como líder do governo na câmara, me senti menosprezado, pois tenho proposto indicações no legislativo e batalhando junto ao prefeito Antônio Henrique pela reforma da Escola e não sua demolição. Estive aqui na escola na semana passada acompanhado do Chefe de Gabinete Dourival Aquino, oportunidade em que ele pode ver in loco a necessidade de reforma para uma melhoria de uma forma geral do prédio o que facilitaria ainda mais o aprendizado dessas crianças, no entanto fomos pegos de surpresa com a notícia de que a escola será demolida”, disse revoltado o vereador Eurico, enfatizando que apesar de ser o líder do governo na Câmara, não concorda com essa atitude. “Entre o governo e o povo, fico com o povo. Acho que foi uma atitude impensada do prefeito Antônio Henrique”, finalizou o vereador, avisando que ainda hoje pretende se reunir com o executivo para tentar demovê-lo de sua decisão.

Jornal Nova Fronteira