Sucessão Familiar é tema de palestra durante Bahia Farm Show
  • Compartilhe:

As dificuldades no processo de sucessão de empresas familiares foram apresentadas durante palestra nesta quarta-feira, 03, durante a Bahia Farm Show. O público, formado por filhos de produtores, debateu a importância da inserção dos jovens no agronegócio para uma futura sucessão administrativa.

sucessao1

Araticum Assessoria de Comunicação

As dificuldades no processo de sucessão de empresas familiares foram apresentadas durante palestra nesta quarta-feira, 03, durante a Bahia Farm Show. O público, formado por filhos de produtores, debateu a importância da inserção dos jovens no agronegócio para uma futura sucessão administrativa. Ministrada pelo consultor do Sebrae e especialista em gestão organizacional, José Mário Júnior, a palestra focou nos desafios e nas estratégias para a condução de um possível processo de sucessão familiar.

Segundo José Mário, ao chegar o momento, os gestores das empresas familiares devem passar por etapas como código de ética, diagnóstico societário e planejamento patrimonial. “Somente 30% das empresas familiares conseguem sobreviver à segunda geração, enquanto 10% chegam à terceira. É preciso formar os sucessores, mas é preciso ter planejamento e regras estabelecidas no grupo familiar”, explica.

sucessao

Embora ainda não tenha chegado o momento de suceder o pai, o jovem Seije Mizote já trabalha na empresa no apoio à administração da fazenda e acredita na importância do planejamento e preparação para uma futura sucessão. “A palestra traz uma noção do caminho para que as empresas possam fazer bem essa transição”, afirma. A palestra sobre sucessão familiar faz parte das ações do Produjovem, programa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) que prepara cerca de 15 filhos de associados para serem as futuras lideranças do agronegócio regional.

Isabela Busato cursa atualmente o último semestre de Agronomia e estagia em uma empresa na área de comercialização de commodities agrícolas. “O objetivo é engajar novos jovens para não perder o espaço conquistado pelos nossos pais”, afirma.

Jornal Nova Fronteira