Servidores de Barreiras tomam posse no Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro
  • Compartilhe:

Quatro servidores da Prefeitura de Barreiras tomaram posse como membros do Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro, Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Fonte Dircom

Quatro servidores da Prefeitura de Barreiras tomaram posse como membros do Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro, Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira, 07, em Luís Eduardo Magalhães, foi conduzida pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, que presidirá o Conselho e contou com a presença de representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil organizada.

A posse dos novos conselheiros ocorreu após o cumprimento das formalidades legais do processo eleitoral, ao todo 30 membros assumiram as funções e estão encarregados de acompanhar questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas da área. Compõem o Conselho Gestor representantes da sociedade civil, do poder público e do Inema, além de empreendedores locais.

Barreiras está representada pelas secretarias de Meio Ambiente e Turismo e, de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio. O subsecretário de Meio Ambiente Demósthenes Júnior foi escolhido membro titular e o técnico da pasta, Ronaldo Ursulino, suplente. Pela Secretaria de Agricultura, a engenheira agrônoma Lucy Lopes ficou membro titular e a assessora técnica Manoela Araújo Maia, suplente.

“O conselho gestor é um fórum qualificado para tratar das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas da área ambiental, e tem um importante papel de acompanhar a elaboração do plano de manejo da APA”, ressaltou Demósthenes Júnior.

APA do Rio de Janeiro – A APA da Bacia do Rio de Janeiro é uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que tem como objetivo ordenar e disciplinar as atividades humanas, proteger a diversidade biológica, valorizar as belezas naturais e incentivar o turismo ecológico. Essa área ambiental ocupa aproximadamente 350 mil hectares, e engloba toda a bacia hidrográfica do Rio de Janeiro, desde a sua nascente, situada nas proximidades da Serra Geral, fronteira natural dos estados da Bahia e do Tocantins, até a sua confluência com o Rio Branco.

Jornal Nova Fronteira