Semana da Água mobiliza instituições de Barreiras pela conservação dos recursos hídricos
  • Compartilhe:

Com o tema “Soluções naturais para a água – desafios atuais na gestão de recursos hídricos”, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, se une à Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e põe em prática uma programação comemorativa ao Dia Mundial da Água.

 

Fonte Dircom

Com o tema “Soluções naturais para a água – desafios atuais na gestão de recursos hídricos”, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, se une à Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e põe em prática uma programação comemorativa ao Dia Mundial da Água. Apesar da data oficial ser 22 de março os eventos serão distribuídos no período de 21 a 23 de março com a celebração da Semana da Água quando serão realizadas palestras, mesas redondas, minicursos, arborização, distribuições de mudas, exposições, apresentações artísticas e culturais e mutirão de limpeza.

“Pensamos em descentralizar as ações a fim de fortalecer o evento com a participação popular. As atividades de cunho socioambiental serão realizadas em diferentes horários e locais, ou seja, o público poderá participar efetivamente e, com isso, estaremos construindo práticas sustentáveis junto com à sociedade”, diz o secretário de meio ambiente de Barreiras, Demósthenes Júnior.

Na abertura, quarta-feira, 21, as atividades se concentrarão na Ufob com apresentação das ações da Semana da Água e do Programa Vigia Água, além de palestras sobre Gestão de Recursos Hídricos e Potencial Hídrico do Oeste da Bahia – Desafios para Manutenção. Após o debate acerca dos temas propostos, está prevista a visita técnica ao Centro de Recuperação de Áreas Degradadas da Ufob para o plantio de mudas nativas do cerrado em uma área que foi suprimida, às margens do rio de Ondas.

No dia seguinte, quinta-feira, 22, o local escolhido para dar continuidade à programação será a Escola Municipal Santa Luzia, em uma ação com a Embasa, será apresentado o projeto de combate a perdas de água que a empresa está implantando no bairro neste ano. A Sematur fará a arborização do local e a distribuição de mudas, além de palestras sobre a conscientização do uso racional da água. Ainda, será lançado o projeto de um parquinho infantil, construído com materiais retornáveis e sustentáveis, pela Embasa. As ações serão realizadas também para as turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no noturno.

Uma blitz educativa no Santa Luzia entre a Sematur e o 4º BEC fará um chamamento sobre a importância de realizar ligações do esgoto de residências e estabelecimentos à rede coletora de esgotamento sanitário, encerra a programação na manhã de sexta-feira, 23.

Recuperação de Nascentes – Paralelo à programação oficial, entre os dias 2 a 4 de abril será realizado o Curso de Capacitação para Recuperação de Nascentes ofertado pelas associações Abapa e Aiba como parte da Parceria Pública Privada (PPP) que visa a recuperação de 25 a 50 nascentes em Barreiras. O evento terá aulas teóricas no auditório da Abapa e práticas, na nascente na comunidade do Alto da Bela Vista, zona rural de Barreiras. Serão ofertadas 20 vagas com emissão de certificado para os participantes.

Jornal Nova Fronteira