DESABAFO DE UM ARTISTA

Publicada em 30/09/2015 às 07:33

humberto

Por Humberto Pinho da Silva

Tenho um amigo que é escritor. Bem: não é propriamente escritor, mas cronista. Rabisca artigos no jornal da terra onde nasceu. É homem simples, humilde, mas de grande valor. Escreve com graça e a prosa é de leveza encantadora.

Todos o gabam. Quando visita a cidade natal é recebido com efusivos abraços. Batem-lhe nas costas com entusiasmo e dizem alegremente: – “És um grande jornalista! Não sei onde vais buscar tantas coisas! …
Meu amigo alegra-se com tantos elogios. É o médico, o jurista, o professor…até o doutor juiz gaba-lhe o talento…

Uma tarde de Maio, já o Sol escondia-se no horizonte, ensanguentando o mar azul, encontrei-o à beira-mar lendo livro de capa negra e folhas doiradas. Era uma Bíblia…

Sentei-me a seu lado. Depôs o livro na mesa da cafetaria, e enquanto louvava-lhe os curiosos artigos, o Alfredo (assim se chama o meu amigo,) declarou-me:

– Sou um escrevedor! Escrevo para entreter. Nada me dá mais prazer do que passar para o papel branco o que penso…

Como lhe recordasse o interessante e erudito artigo sobre Molière, respondeu-me de olhos baixos e ar tristonho:

– O que me desgosta é o facto de minha mulher não me apoiar. Já não digo incentivar. Nunca lê o que escrevo e a cada passo diz: “Estás sempre de esferográfica na mão!… Ainda se te pagassem…” E meus filhos fazem o mesmo…

Como lhe dissesse, para animar, que não é por mal. São jovens… Não compreendem…

Vagueou os olhos pela praia deserta, e prosseguiu:

– Outro dia, artigo que publiquei, foi transcrito por matutino da Capital. Fiquei como um cuco. Logo mostrei a minha mulher e aos filhos. Ela olhou e disse: “Está bem…” e continuou no maneio da casa; meus filhos voltando-se para mim, disseram com indiferença: “Parabéns!…” e saíram discutindo o último jogo da “Selecção”…

Ao retirar-me, avizinharam-se uns homens, que o cumprimentaram cordialmente, convidando-o para passeio higiénico na praia.

– Homem, deixa-te de livros!… Letras são tretas! Vive! Passeia! Diverte-te! A vida são dois dias…e este já está na conta! Isso até te faz mal à vista!… Vem viver!…

Como o Alfredo, muitos artistas de valor, lamentam-se que os piores leitores e ouvintes, são os familiares e amigos – os que repartem a mesma sala, o mesmo quarto de banho, a mesma casa…

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Jornal Nova Fronteira
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br