A INFELIZ DECLARAÇÃO DE LULA DA SILVA
  • Compartilhe:

Há a tendência de muitos, declararem que não conseguiram realizar obra, que se veja, porque o anterior – no cargo, – era incompetente.

humberto

HUMBERTO PINHO DA SILVA – Porto, Portugal

Há a tendência de muitos, declararem que não conseguiram realizar obra, que se veja, porque o anterior – no cargo, – era incompetente.

Deste jeito, a culpa nunca é deles…

Assim, o responsável, de nós, os portugueses, continuarmos “atrasados”, em relação à Europa, foi, durante décadas: Salazar. Por sua vez, este, lamentava o estado deplorável em que os republicanos deixaram a nação….

Também os republicanos desculpavam a incompetência de seus governantes, responsabilizando os últimos anos da monarquia.

E assim foi sempre, através dos tempos, até chegarmos ao Fundador, D. Afonso Henriques, que teve a “infeliz” ideia de nos separar de Espanha…

Não sei se noutras nações, a culpa, de todos os males, é sempre do antecessor, em Portugal: é, foi e será…

Ao abrir o jornal “Tribuna Pacence” (24/12/15), deparei com o excelente artigo de António Tété Pereira, dizendo que Lula da Silva, ao visitar aos nossos vizinhos espanhóis, declarou: que o atraso cultural do povo brasileiro, deve-se aos portugueses. Acusando Portugal de só em 1922, ter sido criada a primeira Universidade, no Brasil.

Ora, como todos sabem, a independência foi em 1822. Os Imperadores do Brasil foram pessoas evoluídas. D. Pedro II era senhor de vasta cultura. Relacionado com iminentes figuras internacionais, na Literatura e na Arte; e a corte brasileira primava por ser das mais cultas da época.

Depois, veio a Republica, e teve figuras, igualmente, destacadas da cultura brasileira.

Durante esses cem anos – desde a independência, até à formação da primeira Universidade, não houve político competente para criar Escola Superior?!

Certamente que sim. Apenas pensaram, digo eu, que a cultura, a instrução, iria orientar o povo para problemas, que não interessavam a certas elites…

A infeliz declaração de Lula da Silva – que se orgulha de ser descendente de portugueses, – já era do meu conhecimento. Não que a ouvisse na TV ou a lesse na imprensa diária, mas amigos, a comentaram, lastimando que político, que goza de alguma simpatia no nosso país, fosse capaz ir a Espanha, acusar Portugal da ignorância dos brasileiros! …

Se o Brasil é uma grande nação; uma potência mundial, deve aos portugueses e à monarquia brasileira, que tudo fizeram para que os Estados que formam a Federação, não se desagregassem, como aconteceu nos países de língua espanhola.

Mas Lula, certamente, não conhece, devidamente, a História do seu País…ou não se lembrou.

Jornal Nova Fronteira