Segunda edição da FLIB começa nesta quarta, 17, no Parque de Exposição
  • Compartilhe:

Com mais de 100 atividades culturais o Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha vai receber entre os dias 17 e 21 de maio lançamentos de livros, apresentações teatrais e mesas redondas com escritores reconhecidos internacionalmente.

Fonte Comissão de Imprensa Flib

Com mais de 100 atividades culturais o Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha vai receber entre os dias 17 e 21 de maio lançamentos de livros, apresentações teatrais e mesas redondas com escritores reconhecidos internacionalmente.

Quase tudo pronto para a abertura oficial da Festa Literária de Barreiras (Flib). Em sua segunda edição, a Flib deste ano vem com muitas novidades e uma programação diversificada para receber estudantes, profissionais da educação e amantes da literatura de toda região Oeste. Segundo Nelma Arônia Santos, Curadora da festa, o evento já está consolidado no calendário cultural da cidade. “A importância da Flib vai além do contexto estudantil. Toda a população é beneficiada com um evento grandioso como este. Com o crescimento da Festa literária, todas as atividades econômicas ganharão. Os restaurantes, hotéis, empresas de infraestrutura, editores, livreiros, jornalistas, escritores, gráficas de pequeno e grande porte, serigrafias, bares, artistas em geral serão beneficiados, completa Nelma.

Entre os dias 17 e 21 de Maio, a Flib vai reunir pela primeira vez em Barreiras tantos escritores juntos. Segundo Nelma, o público visitante vai poder acompanhar 102 opções de atividades. “Em termos estruturais, destaco o Auditório climatizado e o stand de poesia em homenagem a Haroldo de campos, que estará sob a curadoria da UNEB e FASB e a participação da Biblioteca Municipal que levará parte de sua estrutura para a FLIBINHA. Sobre a programação, destaco sua ampliação com cinco opções de espaços, quais sejam: Auditório, Palco, Flibinha, Centro Cultural Rivelino de Carvalho e Teatro livre no Parque, que contará com participação de grupos de teatro de Barreiras e de outras cidades”

A Festa literária de Barreiras é uma realização da Prefeitura Municipal de Barreiras em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA) e Universidade do Oeste do Estado (Ufob). No que diz respeito à estrutura da Festa Literária, este ano, uma novidade, o Centro Cultural Rivelino de Carvalho será um anexo da Flib e receberá apresentações teatrais e palestrantes. Além disso, segundo Emília Moreno, que é coordenadora de Cultura do município, “Diversas secretarias estão mobilizadas para que esteja tudo pronto para a realização da 2ª Flib no Parque de Exposições e no Centro Cultural”. E acrescente, “Foram mobilizadas escolas estaduais (12), Escolas da rede municipal (10) e escolas da rede privada de ensino (04).

Estão previstas visitas de estudantes das cidades de Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Cristópolis, Wanderley, Formosa do Rio Preto, Cotegipe e Barreiras, que sedia o evento. O público visitante da flib vai ter a oportunidade de conhecer escritores premiados internacionalmente; tais como: Aninha Franco, Lívia Natália, Luis Rufatto, Verônica Stigger, Luis Seguilha, Nildão, Ricardo Ismael e outros.

Jornal Nova Fronteira