Secretaria de Saúde se mobiliza na luta contra a tuberculose em Barreiras
  • Compartilhe:

A ação contra a Tuberculose realizada pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica – VIEP e Atenção Básica, teve inicio hoje, 22, na unidade de saúde Dona Crispiniana Ferreira de Souza, na Morada da Lua de Cima e vai até amanhã, 23.

Fonte Dircom

A ação contra a Tuberculose realizada pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica – VIEP e Atenção Básica, teve inicio hoje, 22, na unidade de saúde Dona Crispiniana Ferreira de Souza, na Morada da Lua de Cima e vai até amanhã, 23. O objetivo dessa mobilização é alertar e conscientizar as comunidades através de palestras, orientações de prevenção, identificação de possíveis fontes de infecção através da investigação de novos casos de tuberculose, diagnósticos precoces e tratamento adequado da doença.

O Dia Mundial de Combate a Tuberculose será na próxima sexta-feira, 24. A doença que é transmitida através da bactéria (Bacilo de Kock), pode ser transmitida ao falar, espirrar ou tossir, onde pequenas gotas de saliva que contêm o agente infectado podem ser aspiradas.Os principais sintomas da doença são: tosse seca por mais de uma semana, fraqueza, falta de apetite, emagrecimento acentuado, febre baixa geralmente à tarde e cansaço.Calcula-se que durante um ano, numa comunidade, um indivíduo infeccionado poderá infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. A vacina BCG protege as formas graves da tuberculose, sendo indicada para crianças de 0 a 4 anos de idade.

Conforme dados da VIEP Barreiras, a Tuberculose é uma doença social e continua sendo uma das doenças mais mortais, estima-se que mais de dois bilhões de pessoas estão infectadas. Em 2016, foram registrados 47 casos em Barreiras, e atualmente cerca de 20 pacientes estão em tratamento pelo Programa de Combate a Tuberculose na Unidade de Saúde Leonídia Ayres.

O Secretário Municipal de Saúde reforça a importância dessa semana para o diagnóstico e tratamento, “temos o Programa de Combate a Tuberculose que acontece diariamente em todas as unidades de saúde, e os casos mais graves são encaminhados ao Leonídia Ayres. Essas palestras e panfletagens darão maior visibilidade aos problemas causados por essa doença e conscientizará a sociedade sobre a prevenção e o tratamento”, disse Tiê Araújo.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo município durante todo ano.
Programação para amanhã 23/03:

08h – Unidade de Saúde Dr. Jaime Lima – Vila Dulce
· Distribuição de material informativo, panfletagem, palestras e visita domiciliar no bairro realizado pelos Agentes de Saúde.

14h30 – Unidade de Saúde Almiro Vieira de Melo – Morada da Lua de baixo
· Distribuição de material informativo, panfletagem e palestras.

Jornal Nova Fronteira