Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza mineradoras de rocha calcária no município
  • Compartilhe:

Cumprindo suas atividades de Monitoramento Ambiental e atendendo ao grande apelo popular, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou operação de fiscalização nas três mineradoras de rocha calcária que encontram-se em funcionamento no município.

Texto e fotos: Diego Souza

Cumprindo suas atividades de Monitoramento Ambiental e atendendo ao grande apelo popular, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou operação de fiscalização nas três mineradoras de rocha calcária que encontram-se em funcionamento no município. O objetivo da ação foi analisar o cumprimento das condicionantes presentes nas Licenças Ambientais em vigor e, observar possíveis irregularidades nos trabalhos realizados que possam vir a prejudicar o ecossistema e a saúde dos munícipes.

O secretário de Meio Ambiente, João Antônio Linhares, o geólogo Zânio Novaes e o fiscal ambiental, Acácio Carvalho, foram até a sede das mineradoras Santa Lucia, São Jorge e Mineração do Oeste, onde foram recepcionados pelos seus representantes que lhes apresentaram suas instalações e a forma de operação das mineradoras. “As minerações de rocha calcária, quando operam sem cumprimento das legislações vigentes, prejudicam o meio ambiente e também a comunidade local portanto, estamos vistoriando as mineradoras no intuito de evitar que alguma irregularidade venha prejudicar o nosso meio”, disse o geólogo da secretaria, Zânio Novaes.

“Estaremos realizando um trabalho de monitoramento nas mineradoras e orientando os proprietários para os cuidados com a emissão de poeira dentre outras demandas. Serão ações rotineiras da Secretaria de Meio Ambiente para que possamos preservar o meio ambiente e garantir a segurança da comunidade. Diante do que averiguamos nas três mineradoras, vamos realizar um parecer técnico, a mineradora que não estiver dentro das normas exigidas, terão que se adequar e se persistirem no erro, iremos recorrer ao Ministério Público e se for o caso embargar as atividades da empresa” assegurou o secretário de Meio Ambiente, João Antônio Linhares.

Diante das observações , a Secretaria de Meio Ambiente convocou uma reunião com os proprietários das mineradoras a fim de prestar esclarecimentos e firmar um Termo de Compromisso entre as partes para desenvolver ações que minimizem a emissão de partículas de poeira no ar, bem como a paralisação dos trabalhos noturnos. “É muito importante que aconteçam essas fiscalizações para um bom andamento dos trabalhos, tanto para empresas quanto para comunidade. Estarei sempre à disposição no que for preciso para solucionar algum tipo de situação apresentada”, destacou o proprietário da Mineração São Jorge, Eduardo Ruas Figueiredo.

Jornal Nova Fronteira