Sebrae realiza encontro para o setor de materiais de construção em Barreiras e LEM
  • Compartilhe:

Com o intuito de qualificar o setor de materiais de construção no Oeste da Bahia, o Sebrae realiza o Encontro com Especialista, com o tema “Tendências e oportunidades no Varejo de Material de Construção”. A ação, que acontece nos dias 7 e 8 de março, às 19h, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, respectivamente, faz parte do Sebrae Conecta, uma solução empresarial desenvolvida para atender demandas setoriais de micro e pequenas empresas.

 

Por Luciane Souza

Com o intuito de qualificar o setor de materiais de construção no Oeste da Bahia, o Sebrae realiza o Encontro com Especialista, com o tema “Tendências e oportunidades no Varejo de Material de Construção”. A ação, que acontece nos dias 7 e 8 de março, às 19h, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, respectivamente, faz parte do Sebrae Conecta, uma solução empresarial desenvolvida para atender demandas setoriais de micro e pequenas empresas. As inscrições já estão abertas e são gratuitas, e podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae (http://www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/). As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no Sebrae em Barreiras, pelo telefone (77) 3611-3013.

Na Bahia, o mercado de materiais para construção soma um total de 7.900 lojas, sendo 90% delas Micro e Pequenas Empresas (MPE) de formação familiar, conforme dados da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção do Estado da Bahia (Acomac).

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, “ações como essa abrem novas perspectivas para o posicionamento dos pequenos negócios no mercado”. Ainda, segundo Emerson, como muitos outros segmentos, o de material de construção precisa se adaptar às novas exigências do mercado. “Cabe ao empresário se preparar e buscar estratégias para aproveitar a retomada do crescimento econômico. E inovação é fundamental para o sucesso do negócio”, finalizou.

De acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas do setor no varejo cresceram 6% em 2017, em comparação com o ano anterior, com um faturamento anual de R$ 114,5 bilhões. A expectativa é que o setor cresça 8,5% em 2018, influenciado pela redução da taxa de juros, da inflação e pelo aumento do emprego.

Sebrae Conecta

A solução é composta por seis etapas: encontro com especialista; aplicação do Sebrae MEDE (Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial); missão empresarial; ações do Sebraetec (programa de inovação para micro e pequena empresa); showroom de negócios; e fórum de avaliação das ações.

Para o setor de materiais de construção, a missão empresarial será para a Feicon Batimat, em São Paulo, que é referência para a construção civil e o encontro ideal para a apresentação de lançamentos, produtos e novas tecnologias, e a geração de negócios de grandes marcas com os seus principais revendedores e distribuidores.

O objetivo é fortalecer e tornar os pequenos negócios do mesmo segmento mais competitivos, através de ações customizadas e inovadoras.

O Encontro com Especialista de Materiais de Construção tem o apoio das Prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras e Associação Comercial de LEM.

Jornal Nova Fronteira