Sebrae capacita professores da Ufob para aplicar disciplina de empreendedorismo
  • Compartilhe:

Buscando estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes universitários, através de um novo perfil de aluno, 16 professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e 2 do Instituto Federal da Bahia (IFBA) foram capacitados pelo Sebrae para aplicar ações de incentivo ao empreendedorismo através de uma disciplina em sala de aula.

 

Por Luciane Souza

Buscando estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes universitários, através de um novo perfil de aluno, 16 professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e 2 do Instituto Federal da Bahia (IFBA) foram capacitados pelo Sebrae para aplicar ações de incentivo ao empreendedorismo através de uma disciplina em sala de aula. A ação faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) para o Ensino Superior e alunos de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

A programação aconteceu durante quatro dias, onde a consultora do Sebrae, Selma Ramos, aplicou uma metodologia da instituição dividida em quatro módulos. “O primeiro traz uma temática do empreendedorismo, o segundo de mercado e oportunidades, o terceiro modelo de negócios – conhecido como canvas e o quarto plano de negócios”, explicou a facilitadora. Selma disse ainda que o principal objetivo do curso é capacitar os professores na disciplina de empreendedorismo, para que eles possam replicar para os alunos da instituição em 80 horas/aula.

O coordenador de Criação e Inovação da Ufob, professor Erick Rojas, foi um dos participantes da capacitação. Ele acredita que o projeto vai dar um suporte teórico e metodológico aos cursos de graduação sobre os novos conceitos de empreendedorismo inovador. “Assim, cria-se uma massa crítica capaz de identificar oportunidades e estabelecer links para colaborar com o desenho de um ecossistema inovador, gerando impacto positivo sobre a Região Oeste da Bahia”, pontuou.

O gerente regional do Sebrae, no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, diz que o papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância no contexto do ensino formal. “É necessário preparar os estudantes para os novos desafios do mercado de trabalho, no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito profissional”, avaliou Emerson. “Desenvolver características empreendedoras é imprescindível para se diferenciar e, sobretudo, buscar novas oportunidades de negócios dentro da sua formação acadêmica”, finalizou.

A disciplina deve ser implantada no próximo semestre letivo. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Coordenação de Criação e Inovação da Ufob através do telefone (77) 3614-3537.

O Sebrae em Barreiras, fica na Avenida Bendita Silveira, 132, Edifício Portinari, Centro, telefone (77) 3611-3013.

Jornal Nova Fronteira