Santana: Gestantes recebem repelentes contra o Aedes Aegypti
  • Compartilhe:

A distribuição dos repelentes é um programa do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta quarta-feira, 05, na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF -Farmácia Básica), na Praça da Bandeira, em Santana, Oeste da Bahia.

Fonte Ascom Santana | Foto Clériston Frota

A distribuição dos repelentes é um programa do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta quarta-feira, 05, na Central de Abastecimento Farmacêutico  (CAF -Farmácia Básica), na Praça da Bandeira, em Santana, Oeste da Bahia.

A distribuição de repelentes servirá para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes Aegypti em gestantes que são inscritas no programa Bolsa Família.

Essa distribuição de repelentes é exclusivamente para gestantes do Bolsa Família e em Santana tem algo em torno de 200 que serão beneficiadas.

Estiveram presentes ao ato de entregas do produto: Hamilton Pereira, Vanessa Bonfim e Tainara Santos (funcionárias da Farmácia Básica), Gheysa Lopes (farmacêutica da CAF), Ariel Teixeira (diretor-gestor dos PSFs), Alessandro Santos (coordenador do CRAS), Cleide Marques (presidente do Conselho municipal de Assistência Social), Juliana Neves (coordenadora municipal de Vigilância em Saúde), além de Eugênia Fagundes e Lucília Costa secretárias municipais de Assistência Social e de Saúde, respectivamente.

A medida, no entanto, não deve ser a única maneira de se evitar a transmissão da Dengue, Chikungunya e do Zica Vírus. É importante que as gestantes adotem ainda medidas simples que possam evitar o contato com o Aedes, como se proteger da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida, entre outras medidas.
É necessário se ter cuidados para erradicar os focos ou criadouros de mosquitos, como evitar vasilhas destampadas expostas com água parada.

O repelente após aplicado tem duração de 10 horas, e cada gestante tem direito de receber um frasco por mês.

Jornal Nova Fronteira