Santa Maria da Vitória recebe Seminário Empretec em julho
  • Compartilhe:

Empreendedores de Santa Maria da Vitória, Oeste da Bahia, já podem se inscrever para a palestra “Como Transformar Esforços em Resultados”, que acontece no próximo dia 6 de julho, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, às 19h30.

 

Por Luciane Souza

Empreendedores de Santa Maria da Vitória, Oeste da Bahia, já podem se inscrever para a palestra “Como Transformar Esforços em Resultados”, que acontece no próximo dia 6 de julho, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, às 19h30. O evento terá como facilitador o Coordenador do Seminário Empretec, André Gustavo, que vai falar porque 99% dos empresários que já participaram recomendam a solução.

A palestra é gratuita e a vaga deve ser garantida efetuando inscrição no local do evento, na Rua Teixeira de Freitas, 148, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3611-3013 (Sebrae Barreiras) ou (77) 3483 1618 / (77) 99137-3746, telefones da CDL.

No município, o Empretec acontece de 24 a 29 de julho. Após a inscrição, os interessados devem participar de um processo seletivo que inclui entrevistas, realizadas entre os dias 11 e 14 de julho. As vagas são limitadas e a capacitação é subsidiada pelo Sebrae, com investimento de R$ 875, valor que pode ser dividido em cinco vezes no cartão de crédito.

De acordo com o Gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o Empretec é uma importante ferramenta para quem deseja empreender ou quer alavancar seu negócio. “O empreendedor geralmente termina o curso mais seguro para tomar decisões e amplia sua visão de oportunidades, aumentando assim suas chances de sucesso”, afirma.

O Empretec foi implantado no Brasil em 1993, no Estado do Rio Grande do Sul, chegando a Bahia pouco tempo depois, em 1996. A metodologia do seminário foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de desenvolver características de comportamento empreendedor, além de identificação de novas oportunidades de negócios. No Brasil, é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já formou mais de 200 mil ‘empretecos’, como os participantes são chamados, sendo nos últimos 10 anos mais de 5 mil na Bahia.

Na metodologia, as atividades desenvolvidas desafiam os participantes e apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base características comportamentais. São elas: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

Entre os resultados na Bahia, mais de 92% dos respondentes afirmaram que os conhecimentos adquiridos no Empretec foram aplicados parcialmente ou integralmente na sua empresa ou vida, e mais de 80% garantiram que ter participado do Empretec foi importante para melhorar a renda individual.

Desses, mais de 98% acreditam que o seminário contribuiu em parte ou totalmente para o preparo ou atualização de metas, planos e projetos; mais de 94% para a visão de mercado, avaliação e monitoramento dos resultados; e mais de 92% para o relacionamento e busca de satisfação do cliente.

Jornal Nova Fronteira