Riachão das Neves – Prefeitura e Pronatec abrem novos horizontes
  • Compartilhe:

Prefeitura de Riachão das Neves, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estão promovendo os Cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico e Armador de Ferragem.

pronatec

Ascom PMRN

Prefeitura de Riachão das Neves, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), estão promovendo os Cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico e Armador de Ferragem.

As aulas práticas para os cursos estão acontecendo na sede da Secretaria de Assistência Social e Habitação e no Prédio do Cras, cada curso tem a carga horária de 200 horas, a formatura está prevista para o mês de março.

pronatec1

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, e busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

pronatec2

O que está chamando a atenção em Riachão das Neves é o grande número de mulheres participantes dos cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico e Armador de Ferragem. Elas ainda são minoria no mercado da construção civil, no entanto, aos poucos vêm conquistando espaço e deixando de lado o rótulo de sexo frágil, provam que estão dispostas a colocar a mão na massa e buscar um futuro melhor para elas e suas famílias. Os números comprovam. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) indicam que o número de mulheres empregadas no setor da construção no estado saiu de 3.788, em 2002, para 14.176, em 2013, o que significa alta de 274% no período.

“Estou neste curso aperfeiçoando o meu trabalho, pois já tenho certa experiêcia na área, no entanto aprendi aqui muitas coisas que ainda não sabia. Esse curso com certeza significa crescimento em nosso dia a dia. O que nos deixa mais contente ainda é saber que no final do curso receberemos um certificado que comprovará nossa experiência com o trabalho”, disse  Sheiton Benício, aluno do curso de  armador de ferragem.

“O curso do Pronatec vem para enriquecer a região, o nosso objetivo é trazer algo que tenha utilidade na cidade, pois tem que existir a demanda, para que o Senai, juntamente com a Prefeitura, que é a solicitante, trazer os cursos. O futuro desses formandos é trabalhar na área, mesmo que não seja numa empresa fichado ou contratado, mais em uma reforma como profissional ou até mesmo em construções”, frisou Marcus Delazzeri, professor dos Cursos.

pronatec3

Jornal Nova Fronteira