Resultados de pesquisas safra 2015/16 são apresentados em Workshop
  • Compartilhe:

No último dia 19, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou do ‘Workshop Divulgação dos Resultados de Pesquisas Safra 2015/16’, realizado pela Fundação Bahia e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães

abapa

Ascom Abapa

No último dia 19, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou do ‘Workshop Divulgação dos Resultados de Pesquisas Safra 2015/16’, realizado pela Fundação Bahia e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, que apresentou os resultados de pesquisas realizadas pelas entidades. O evento contou com a participação de produtores, consultores, gerentes de fazendas, instituições e associações ligadas ao agronegócio e empresas parceiras.

“A pesquisa é nossa ferramenta na tomada das decisões e por isso a Fundação Bahia traz informações ao produtor e toda a cadeia produtiva do agronegócio. Mas é necessário que os produtores estejam mais próximos da instituição. Precisamos muito desse apoio para que essa entidade se torne uma referência nacional.  Para isso, é necessário estar juntos, somando com nossas experiências na participação direta e efetiva, trazendo nossas demandas para a Fundação. Resultados são conquistados através de fortes parcerias”, disse o presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal. O presidente também agradeceu a parceira da Embrapa, “que está a cada dia buscando inovação e se empenhando em trazer tecnologias que atendam às necessidades do agricultor”, reforçou.

Durante a programação, o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, apresentou as ações institucionais e projetos voltados aos interesses de toda a cadeia produtiva do algodão.  “A Abapa tem resultados visíveis das ações desenvolvidos nas mais diversas frentes, como: treinamentos, fitossanidade, qualidade, recuperação de estradas, sustentabilidade e outras. A exemplo da recente renovação do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão da Bahia (Proalba), que significa ganho direto para o produtor e o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, que até o mês de julho deste ano, já tinha capacitado cerca de 1450 profissionais do campo”, disse Lidervan.

Na primeira parte do Workshop, pesquisadores e consultores, apresentaram os resultados das pesquisas relacionada à soja: O trabalho de melhoramento de soja da Embrapa e Fundação Bahia, do pesquisador da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro; Cultivares recomendadas para as condições edafoclimáticas do oeste baiano, do pesquisador da Embrapa Cerrados, André Ferreira; e Soja: Manejo Nutricional, do pesquisador da Fundação Bahia, Fabiano Bender.

Pesquisas Algodão – Na segunda parte, foram apresentadas pesquisas relacionadas ao algodão: Resultados do programa de melhoramento do algodoeiro no Cerrado da Bahia, dos pesquisadores da Embrapa, Dr. Camilo Morelo e Murilo Barros; Monitoramento da resistência de Ramulária à fungicidas, do pesquisador da Embrapa Algodão, Fabiano Perina; Avaliação agronômica, econômica e de fibras de cultivares do algodão, do pesquisador da  Cotton Consultoria, Eleusio Curvelo; Algodão: Manejo Nutricional, pesquisador da Fundação Bahia, Fabiano Bender; Sistema de cultivo e rotação de culturas para o algodoeiro do oeste da Bahia, do pesquisador da Embrapa Algodão, Júlio Bogiani; e Evolução das fibras curtas do algodão no oeste da Bahia, do gerente de qualidade da Coteminas, Edilson Oliveira.

Além das pesquisas, a programação contou com debates técnicos e apresentações das entidades do agronegócio: Abapa, Aiba e Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães e das empresas envolvidas nas pesquisas: Bayer, JCO Fertilizantes, Syngenta.  O Workshop contou com o apoio das seguintes entidades: Abapa, Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Fundeagro, Aiba, Agrosul-John Deere, Grupo Fitossanitário, Agrolem, AEAB, Adab, Uneb, Ufba, Faahf, Fasb, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Senar, SPRB, Faeb, Banco do Nordeste e Governo do Estado da Bahia. Além das empresas participantes: Syngenta, JCO e Bayer.

Jornal Nova Fronteira