Rede de Saúde Pública de São Desidério recebe reforços com a oferta de novos exames
  • Compartilhe:

Há algum tempo, Raquel Souza, sente muita coceira no corpo. Na ausência de um especialista, ela procurava o clínico geral para se consultar. Neste mês, ela foi atendida na sede do município, onde já é disponibilizado o atendimento com dermatologista.

Texto Ana Lúcia Souza | Fotos Rodney Martins

Há algum tempo, Raquel Souza, sente muita coceira no corpo. Na ausência de um especialista, ela procurava o clínico geral para se consultar. Neste mês, ela foi atendida na sede do município, onde já é disponibilizado o atendimento com dermatologista. “Agora com o médico especialista aqui no município uma vez por semana, vai facilitar o meu acompanhamento, e tenho esperança de que meu problema será resolvido, porque estou me tratando com o médico certo”.

Além de dermatologista, a Secretaria Municipal de Saúde, não mediu esforços para agregar ao atendimento público, o exame de endoscopia, e outros exames de ultrassom, que agora podem ser realizados no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, visando a melhoria da qualidade da saúde de São Desidério.

“Com a adesão desta especialidade e também de exames de ultrassonografias, aumentou a procura da população e a efetividade do atendimento”, explicou o diretor do Hospital e Maternidade, Adriano Almeida.

Atendimento oftalmológico – Desde março, a população passou a contar com atendimento de oftalmologista, que inicialmente era realizado quinzenalmente. A partir do mês de abril, e devido a grande procura pela especialidade, o atendimento passou a ser realizado semanalmente.

“É a primeira vez que esta especialidade é ofertada aos munícipes. Antes os pacientes tinham que pagar pela consulta em ótica particular no município ou se deslocar até Barreiras. Temos grande procura e o atendimento é realizado às segundas-feiras pela manhã”, confirmou a coordenadora da Atenção Básica do município, Tatiane Rodrigues.

Para Maria Arcanjo de Abreu Silva, moradora do povoado de São Matias, a oportunidade veio em boa hora. “Antes, eu tinha que pagar pela consulta e fazia o exame em Barreiras. Hoje facilitou muito graças a Deus, porque consegui marcar, além de outros exames, o oftalmologista também. Agora só vou precisar comprar os óculos”, comemorou.
Segundo o secretário de Saúde, José Barbosa, a busca pela excelência na oferta dos serviços de saúde é meta desta gestão. “Temos muitos desafios à frente, mas os esforços coletivos da administração somados ao empenho dos servidores da saúde vem nos dando condições para melhorar significativamente a saúde do nosso município. Saúde é uma pasta complexa, não pára, requer bastante atenção e cuidado, e nós não vamos parar um segundo para oferecer uma saúde digna, humanizada ao nosso povo. E podem ter certeza que melhorias virão”, destacou.

Para o prefeito Zé Carlos as conquistas na saúde são reflexos de uma gestão que é pautada no planejamento, compromisso, amor e respeito pelo povo. “Desde que assumimos a administração, a saúde vem sendo prioridade, porque entendemos que a saúde é o centro de toda gestão. Não adianta melhorar as estradas se no hospital há paciente sem atendimento médico ou na farmácia não tem remédios. Temos muito a comemorar, mas sabemos que ainda há muito a se fazer, por isto todos os dias, reafirmo meu compromisso em melhorar cada vez mais a qualidade de vida deste povo, afinal, tudo só estará bem quando todos estiverem bem”, enfatizou.

Jornal Nova Fronteira