Questionamentos de Dó Miguel ao governador Rui Costa durante visita ao Carnaval de Barreiras
  • Compartilhe:

O Governador Rui Costa passa esta segunda-feira de Carnaval em Barreiras. Muito bom. Louvo a atitude dele mas, não posso deixar de aproveitar a oportunidade para fazer alguns questionamentos

do

Dó Miguel – Administrador e pré-candidato a Prefeito de Barreiras

O Governador Rui Costa passa esta segunda-feira de Carnaval em Barreiras. Muito bom. Louvo a atitude dele mas, não posso deixar de aproveitar a oportunidade para fazer alguns questionamentos, tendo em vista que depois que o carnaval passar, o nosso ilustre Governador volta para a praia e nós ficaremos aqui com nossos problemas.

Refiro-me a coisas seríssimas causadas em grande parte pelo petismo que administra nossa querida Bahia há 8 anos e agora marcha para 12 anos seguidos.  Faço questão de lembrar que ao longo dos meus 60 anos de vida, nunca alguém ou partido algum ganhou três eleições consecutivas aqui no Oeste com esmagadora e até desmoralizantes percentuais de vantagem sobre a oposição.

Pois bem; em  oito anos do Republicano Jaques Wagner, só se registra três tentativas de obras. São as seguintes: o Corpo de Bombeiros que levou praticamente três anos para ficar pronto, revelou-se um colossal erro na aplicação dos recursos – não pela instituição, Corpo de Bombeiros – mas pelo Governo do Estado, que colocou a unidade em uma localização inadequada.

Prova disso é que toda vez que chove a água invade o prédio atingindo o meio das paredes e alagando quase tudo. Conforme a população de Barreiras já constatou inúmeras vezes é um Deus nos acuda quando os bombeiros, principalmente em dias de chuva, tem que retirar carros, motos e  equipamentos. Nestes momentos o povo é quem socorre os bombeiros, ao invés deles estarem apostos para socorrer a população.

Ressalto mais uma vez que isso não ocorre por culpa dos bombeiros e sim pela falta de visão estratégica do Governo que – repito – colocou o grupamento num lugar totalmente inadequado do ponto de vista logístico quando se precisa de uma saída de emergência para salvar vidas. Este foi um grande erro que precisa ser reparado o mais rápido possível. Vá anotando aí governador.

Outra providência que o governador Rui Costa precisa tomar, diz respeito ao Hospital do Oeste, o único de grande porte da região que atende além de Barreiras e as demais cidades do Oeste Baiano, os estados vizinhos

Vale lembrar que quando o então governador Jaques Wagner recebeu o HO, prometeu reiteradas  vezes instalar um Centro de Oncologia para atender a população de nossa região. A promessa virou dívida e ele não pagou. Resultado: centenas de pessoas morreram de câncer sem ter direito a atendimento digno que todo ser humano merece.

Ouço agora o Senhor governador Rui Costa prometer um Centro de Cardiologia para Barreiras. Perguntar não ofende: será que o governador promete este Centro por não poder mais falar na promessa velha, não comprida por Jaques Wagner? (O Centro de Oncologia) ou, será uma nova promessa com o mesmo fim? Espero, sinceramente, que não.

Agora vamos falar de um assunto não menos sério e nocivo para Barreiras. Trata-se do esgotamento sanitário, que se arrasta ano após ano, mesmo turbinado pelos empréstimos na Caixa para o povo de Barreiras pagar. O serviço além de mal feito, mal planejado, não acaba nunca, aumentando ainda mais o transtorno  em nosso dia a dia. Esta questão sanitária, Senhor governador, é gravíssima piorando a saúde do povo e se transformando em um sofrimento sem fim.

A Embasa é um caso a parte. A empresa deveria reparar o débito que tem com o povo de Barreiras. São quase 50 anos de concessão gratuita para captar água do Rio de ondas – que é nosso – e vender para nós mesmo a nossa água. A contrapartida que seria cuidar das nascentes, lagoas marginais, matas ciliares e o malfadado esgoto, nada disso a Embasa fez. Tratou sim, de embolsar fortunas no governo anterior ao receber de mão beijada  mais 30 anos de concessão para uso da nossa água que – por incrível que pareça – ficou mais cara e, além disso, o esgoto que não funciona impactou em 80% o valor da conta de água. Ou seja: se você paga 100 reais por mês de conta de água, o que já é caro dado a precariedade dos serviços, acrescenta-se a este valor mais 80 reais de taxa de esgoto, totalizando, portanto, 180,00. Uma imoralidade já que a obra de saneamento não foi concluída e se arrasta a passos de tartaruga. Dê um jeito nisso Senhor governador. Tire o povo de Barreiras deste sofrimento.

Concluo este breve relato esperando contribuir para o debate sobre os problemas que angustiam a nossa população. Lembro que não toquei em um dos gargalos maiores de nossa cidade que é a violência que tem ceifado vidas, principalmente de jovens da periferia. Neste carnaval de Barreiras em dois dias foram duas mortes de jovens por assassinato. É preciso melhorar este cenário caro governador. Em outra oportunidade falarei sobre este assunto.

Informo ao senhor que sou pré-candidato a prefeito de Barreiras em 2016 e se o povo me conceder a honra de administrar esta cidade, asseguro que vamos rever essa concessão unilateral, vamos correr atrás do direito do povo, preservando os maiores patrimônios  de Barreiras: o seu povo, a sua água e a sua natureza. Sabemos o quanto o governo arranca de receita de nossas águas e quanto o nosso povo sofre na pele para pagar por isso. Esta realidade precisa mudar Senhor governador.

Feliz carnaval governador Rui Costa e quando retornar para o litoral pense no abandonado Oeste Baiano, pense em Barreiras, uma cidade que contribui muito com a Bahia e que não recebe quase nada em troca.
Este é meu apelo. Por favor tome nota.

Jornal Nova Fronteira