Quem é o novo presidente do PPS de Barreiras?
  • Compartilhe:

O novo presidente do Partido Popular Socialista (PPS) em Barreiras, Giovani Mani fez um breve relato sobre sua história de vida desde que chegou com a família no Oeste da Bahia em 1979, quando tinha apenas quatro anos de vida.

giovani

Da redação JornalNF

O novo presidente do Partido Popular Socialista (PPS) em Barreiras, Giovani Mani fez um breve relato sobre sua história de vida desde que chegou com a família no Oeste da Bahia em 1979, quando tinha apenas quatro anos de vida.

Caçula de uma família de seis irmãos, três homens e três mulheres, Mani como é conhecido entre os inúmeros amigos que possui, conta que nasceu e morava em Pérola do Oeste, Estado do Paraná, quando em 1979 seus pais, Ovídio José de Sousa e Elida Saldego de Souza, resolveram vir para o Oeste da Bahia em busca de novas oportunidades para a família.

“Meu pai foi o pioneiro na região, sendo o primeiro sulista a implantar uma grande área de arroz no cerrado, antes mesmo do Oeste mostrar sua aptidão para a cultura da soja. No ano seguinte a área de arroz foi trocada por soja. Quando chegamos em nossa propriedade, na localidade de Campo Grande, zona rural de São Desidério, eu tinha quatro anos e assim como a maioria dos sulistas, minha família foi morar em baixo de um barracão de lona. Ficamos durante quatro meses nessa precária moradia até que meu pai conseguisse alugar uma casa em Barreiras, para que eu e meus irmãos pudessem ingressar na escola”, disse Giovani Mani, relatando que em quase toda sua vida estudantil frequentou escolas públicas. “Da primeira até quarta série eu cursei a tradicional Escola Municipal Costa Borges, próximo a Igreja Matriz, local onde comecei a construir meu vasto círculo de amizades. Na sequência mudei para o Colégio Estadual Polivalente Alexandre Leal Costa, onde fiz a 5ª e a 6ª séries. O restante do primeiro grau, a 7ª e a 8ª séries, eu conclui na escola particular Monteiro Lobato. Todo o segundo grau foi feito nos bancos escolares do Colégio Municipal Padre Vieira, um dos mais renomados educandários da cidade e que formou grande parte dos barreirenses, um ícone do ensino público no qual ampliei meu leque de amizades sinceras e serviu como base de convivência como integrante da cidade que minha família escolheu para viver. Foi no Padre Vieira, durante minha adolescência, que forjei meu caráter como cidadão e como agente político capaz de lutar por dias melhores para os barreirenses”, comentou Giovani.

Na sequência, quando terminou o segundo grau, relatou Mani, precisou sair de Barreiras para buscar graduação científica. Como na cidade só existiam os cursos de Letras, Pedagogia e Ciências Contábeis na Uneb, e como ele é oriundo de família de agricultores, o seu sonho era ser veterinário. Após prestar vestibular, passou para Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia, onde, após cinco anos e meio, no ano de 2001, se tornou médico veterinário e já no primeiro ano de formado participou e passou no concurso público da Agência Agropecuária da Bahia (Adab), fazendo hoje parte do quadro de funcionários deste importante órgão público estadual. Na Adab desempenha diversas funções nos programas de combate a Febre Aftosa, Brucelose, Tuberculose, Raiva nos herbívoros e é coordenador técnico para todo o Oeste da Bahia no programa de combate a Anemia Infecciona Equina.

Além de empresário de sucesso no ramo de imóveis e reconhecido profissional na área de medicina veterinária, Giovani Mani galgou novos degraus. Buscou novos conhecimentos e fez pós-graduação na Universidade Federal de Lavras/MG, especializando-se na produção de ruminantes. Já em 2014, pela Faculdade Unyahna em Barreiras, concluiu o curso de direito, tornando-se novo causídico na cidade. Mas antes de comentar sua mais nova opção profissional, é preciso voltar no tempo. A necessidade e o desejo de fazer o curso de direito surgiu já em 2009, assim que assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores de Barreiras. Eleito com 1255 votos, sendo um dos mais votados da eleição de 2008, Mani percebeu a necessidade de se conhecer e interpretar as leis. Já em seu primeiro ano de mandato ingressou no curso de direito no intuito de embasar, dentro da lei, seus projetos e indicações. “Após concluir o curso de direito fiz pós-graduação e me especializei em direito previdenciário e direito eleitoral”, esclareceu.

Convite do PPS – “Antes de falar do convite feito pelo deputado federal Arthur Maia e pelo presidente do partido na Bahia, Maurício Cezar, para que eu assumisse a presidência do PPS em Barreiras, gostaria de relatar fatos construídos por mim quando fui vereador entre 2009 e 2012, oportunidade em que consolidei minha base política. Os inúmeros projetos e indicações como vereador e a assistência direta aos agricultores e pecuaristas da zona rural através dos programas da Adab, me tornaram uma pessoa conhecida e respeitada em todos os recantos da cidade, fatos que me capacitaram para que eu possa fazer uma excelente gestão frente a essa sigla partidária e coloque novamente meu nome à disposição nas eleições deste ano”.

Como vereador, Giovani Mani atuou fortemente nas áreas de saúde, assistência social e educação, tendo inclusive vários projetos de lei colocados em práticas pelo município, entre eles, o Projeto ‘Xadrez nas Escolas’, executado em parceria com o Clube de Xadrez de Barreiras e o Projeto de Lei que obrigou as instituições financeiras a implantarem caixas eletrônicos para pessoas portadoras de deficiências. “Muitas indicações feitas durante meu mandato também foram abraçadas pelo município, a exemplo da construção de postos de saúde, pavimentação de ruas, reformas de praças, entre outras”, asseverou Mani.

Esses trabalhos prestados quando vereador e a seriedade quanto cidadão barreirense, empresário e profissional de destaque na região, foram os balizadores para que os líderes do PPS na Bahia escolhessem Giovani Mani para presidir a Comissão Provisória do partido em Barreiras. O ato oficial de filiação e posse da nova provisória deverá acontecer no início do próximo mês, assim que as agendas do deputado federal Arthur Maia e do presidente do PPS na Bahia, Maurício Cezar, forem compatíveis. “Enquanto isso estou estruturando o PPS na cidade, com a escolha de alguns nomes de pré-candidatos a vereador que irão fortalecer o partido e marcharão conosco nas próximas eleições”, concluiu Giovani Mani.

 

Depoimento de Giovani Mani sobre o conturbado momento político do Brasil

 

 

Jornal Nova Fronteira