Programa Mais Árvores Bahia lança ‘Dia de Campo’ em quatro regiões da Bahia
  • Compartilhe:

De 08 a 17 de julho, o Time Agro Brasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) irá realizar dias de campo em quatro regiões da Bahia focando em dois temas principais do Programa Mais Árvores: Manejo Florestal para Usos múltiplos da Madeira e Gestão da Propriedade Rural

arvore

Araticum Assessoria de Comunicação

De 08 a 17 de julho, o Time Agro Brasil da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) irá realizar dias de campo em quatro regiões da Bahia focando em dois temas principais do Programa Mais Árvores: Manejo Florestal para Usos múltiplos da Madeira e Gestão da Propriedade Rural (conforme programação abaixo). Os demais módulos do programa e a instalação da unidade produtiva em cada região estão programados para 2016.

Neste primeiro momento, que será realizado de 08 a 17 de julho, cerca de 800 produtores de madeira de quatro regiões da Bahia estarão participando do eventos que se dividem em palestra (manhã) e visita técnica (tarde). O primeiro Dia de Campo acontece em 08/07 (quarta) na Fazenda Salgado – Centro de Tecnologia Florestal/Copener, em Inhambupe (46 km de Alagoinhas, Litoral Norte). O segundo será em 10/07 (sexta), com palestra pela manhã na ExpoBarreiras e visita técnica (tarde) na Fazenda das Águas (BR-020, km 44), em Barreiras (Oeste). Dia 14/07 (terça) é a vez do Dia de Campo na Fazenda Gameleira (BR-101, km 694), em Eunápolis (Sul). O último Dia de Campo do período acontece em 17/07 (sexta), na Fazenda Santana (BR-116, km 791), em Vitória da Conquista (Sudoeste).

Esta ação faz parte do Programa Mais Árvores da CNA que tem por objetivo incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos (produtos madeireiros e não madeireiros), com tecnologia aplicada, nas principais regiões com aptidão florestal do país. Para a sua realização, a CNA conta com o apoio das Federações de Agricultura, SENAR regionais, Sindicatos Rurais e instituições parceiras, a exemplo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

A metodologia consiste na implantação de uma unidade produtiva florestal, em cada região abrangida, em propriedade de produtor parceiro, que será a vitrine florestal e local de realização de cinco módulos do programa: 1. Sistemas agroflorestais e solos florestais; 2. Manejo florestal para usos múltiplos; 3. Legislação florestal, CAR e oportunidades de renda nas áreas de reserva legal; 4. Linhas de crédito e certificação florestal; 5. Gestão da propriedade rural. Os módulos serão realizados mensalmente e terão a carga horária de 8 horas cada.

O evento é uma realização Time Agro Brasil e tem como parceiros: CNA, SEBRAE, FAEB/SENAR, ABAF, SINEFLOR (Norte), AIBA e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (Oeste), ASSOSSIL (Sudoeste) e ASPEX (Sul).

Programa Mais Árvores Bahia

Na Bahia, esta ação conta com a participação da ABAF, com o Programa Mais Árvores Bahia. “Estamos em uma nova fase do Programa Mais Árvores Bahia que está avançando muito bem em seus dois segmentos de trabalho. O Projeto Indústria, que tem como objetivo a implantação de polos madeireiros, começou em Teixeira de Freitas (Extremo Sul da Bahia), onde já existe um projeto piloto de polo madeireiro. Na região foi definido um projeto para 2015 e outro com ações complementares para ser executado entre 2016 e 2019. O Projeto Produção, outro segmento de trabalho, tem início em julho de 2015 com a realização do programa Mais Árvores da CNA que inclui cinco módulos sequenciais na modalidade Dia de Campo”, explica o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

“Vale destacar a abrangência do Programa Mais Árvores Bahia que trabalha ao mesmo tempo com os três vértices do triângulo compreendido por: produtores de madeira; compradores e processadores de madeira; e consumidores finais no estado, através das revendas de madeira, indústrias de móveis e construção civil”, completa Wilson Andrade.

O Programa do Mais Árvores Bahia conta com a coordenação local das entidades regionais que agregam os produtores de eucalipto: Aspex (Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul Bahia), Assosil (Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia), Sineflor (Sindicato das Empresas Florestais da Bahia que atua no Litoral Norte), e Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, no Oeste).

Programação:

8h – 8h30: Credenciamento e entrega dos kits.

8h30- 9h: Café da manhã de boas-vindas.

9h às 12h20: Workshop

Programa Mais Árvores Bahia. Por Wilson Andrade/ABAF

Time Agro Brasil. Responsável: Emanuela Da Rin Paranhos

Programa Mais Árvores. Responsável: Camila Braga/CNA

Silvicultura como Oportunidade de Negócios; Manejo para usos múltiplos e SAF/ILPF; Solos e variedades florestais. Responsável: Pedro Francio Filho/Unisafe Consultoria

Gestão da propriedade rural; Rentabilidade de madeira para usos múltiplos; Linhas de crédito. Responsável: Diego Oliveira/Centro de Inteligência em Mercados (UFLA).

12h20 – 13h30: Almoço e network

14h – 17h30 – Visita técnica.

Parceiros Este trabalho conta com os seguintes parceiros: CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Faeb (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fieb (Federação das Indústrias da Bahia), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Seagri (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura da Bahia), SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia), Sudic/BA (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, Aspex (Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul Bahia), Assosil (Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia), Sineflor (Sindicato das Empresas Florestais da Bahia), Sindpacel (Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão), Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Sindimol (Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Espírito Santo), Agência da Madeira (PR), Moveba (Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia), UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal

Jornal Nova Fronteira