Proerd forma nova turma em Barreiras
  • Compartilhe:

Foi realizada na manhã de hoje, 14, na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Padre Vieira, a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Barreiras, Oeste da Bahia.

 

Foi realizada na manhã de hoje, 14, na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Padre Vieira, a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Barreiras, Oeste da Bahia.

Desde que foi implantado no Oeste da Bahia, em 2008, o Proerd já formou quase 6 mil proerdianos jovens, empenhando-se num trabalho em conjunto de beneficio a todos.

Criado nos Estados Unidos em 1983 com o objetivo de prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, o programa tem caráter social e preventivo, se concretizando numa parceria entre a Polícia Militar, Escola e Família com o intuito de engajar esforços na educação preventiva de crianças, adolescentes e jovens. Este Programa foi implantado no Brasil na década de 1992 e na Bahia no ano de 2003.

 

No Oeste da Bahia o Prord atendendo alunos cursantes do 5º e 7º ANO de escolas da rede pública (municipais e estaduais) e da rede particular de ensino, sendo ministrado pelos instrutores Proerd Sd PM Neiva Barbosa e Sd PM Sérgio. No ano de 2016, com a formação de novos instrutores, o Proerd conta também com o Sd PM Thiago Campos e com o Sd PM Airton Lima, também pertencentes ao 10º BEIC, estendendo o currículo para os alunos da Educação Infantil (Pré I e II e Ensino Fundamental I).

O programa Proerd tem a duração de 10 semanas, no qual o instrutor aborda sobre variados temas: desde as pressões e influências das amizades até as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas tanto para a saúde quanto nos aspectos legais, e nesse ínterim os alunos se preparam para serem multiplicadores e repassarem os conhecimentos adquiridos no meio em que vivem, sendo devidamente formados e recebendo o certificado de proerdianos. No ano de 2016 foram acrescidas ao currículo 5º ano mais duas aulas suplementares para ajudar os alunos a aprenderem maneiras seguras e responsáveis de lidar com as situações que eles podem enfrentar em seu dia a dia.

O Proerd vem desenvolvendo um papel fundamental na prevenção ao uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens, e para esse programa ser aplicado conta com a parceria das prefeituras municipais da região também preocupadas com o aumento exacerbado de jovens envolvidos com drogas, sabendo ser de fundamental importância que haja uma maior conscientização acerca dos problemas sociais.

Jornal Nova Fronteira