Prefeitura de Barreiras faz neste sábado, mutirão de limpeza nas margens do Rio Grande

Publicada em 26/10/2017 às 08:10

 

Fonte Dircom

Neste sábado, 28, uma grande mobilização será realizada em prol da limpeza das margens e leito do Rio Grande. A Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura, Sociedade Civil Organizada e Colônia de Pescadores de Barreiras estarão realizando um mutirão para remover lixo como garrafas pets, sacos plásticos, vidros, galhos, pneus, e em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos.

O trabalho vai começar a partir das 08h com início na Ponte Ciro Pedrosa e se estenderá até o Cais e Porto. Uma equipe de técnicos da Sematur, carros e barcos também estarão dando suporte. Na limpeza estarão à disposição 30 funcionários, que realizarão as operações de remoção manual dos resíduos sólidos depositados ao longo das margens e leito do rio. As embarcações serão responsáveis pela retirada dos resíduos flutuantes encontrados no decorrer do percurso. Os resíduos receberão destinação final adequada.

“Nesse mutirão estamos em parceria com moradores, empresários, pescadores que tem interesse de cuidar das águas. Nosso objetivo é que toda população reflita sobre a balneabilidade e a qualidade dos nossos rios, e além disso, pensar no que queremos para o futuro. Precisamos tomar consciência de que o lixo depositado de forma inadequado vai ser revertido em reações negativas para a cidade”, disse o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Ailton José da Silva.

No local também será realizada ações de educação ambiental, com os moradores e visitantes. O coordenador de educação ambiental da Sematur e biólogo, Ronaldo Ursulino, citou a importância de manter as margens e os rios limpos. “É essencial manter a limpeza nas margens e dentro do rio. Estamos vendo muitas mortes de peixes e toda a fauna dos rios de uma forma geral, tudo isso por conta de poluição”, disse.

Conscientização de destinação adequada: Em 2016 foram implantadas lixeiras e contêineres em toda orla do rio Grande para que fossem feita a correta destinação dos resíduos sólidos pelos frequentadores do local.

2 Comentários

  1. Fernando Brasil disse:

    AGORA A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PRECISA TER CORAGEM E DERRUBAR OBRAS IRREGULARES AS MARGENS DO RIO

  2. martins disse:

    Merece o nosso reconhecimento por atitudes desse porte, que visa a proteger uma das maiores riquezas da nossa região, que é o Rio Grande.
    Parabéns.

Deixe o seu comentário!

*

JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br