Prefeito Zito Barbosa sanciona Lei que torna ABL instituição de utilidade pública e autoriza termo de cessão para sede da Academia
  • Compartilhe:

  Fonte Dircom Emoção e comemoração marcaram a primeira noite da Festa Literária de Barreiras no stand Vinícius Azzolin Lena, da Academia Barreirense de Letras (ABL) na noite de quinta-feira, 17. Recebendo convidados especiais, a presidente Ananda Lima demonstrou durante toda solenidade que o sentimento de gratidão e felicidade era latente, e que os confrades […]

 

Fonte Dircom

Emoção e comemoração marcaram a primeira noite da Festa Literária de Barreiras no stand Vinícius Azzolin Lena, da Academia Barreirense de Letras (ABL) na noite de quinta-feira, 17. Recebendo convidados especiais, a presidente Ananda Lima demonstrou durante toda solenidade que o sentimento de gratidão e felicidade era latente, e que os confrades e confreiras da ABL compartilhavam com todos os escritores do Oeste.

 

A solenidade foi preparada para a sanção da Lei Ordinária n º 091 de 15 de maio de 2018. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da vice prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, vereador João Felipe, deputado estadual Pablo Barrozo, o diretor da Uneb Campus IX, Joaquim Neto, sancionou a lei que tornou a ABL uma entidade de Utilidade Pública.

Durante sua saudação, a professora, escritora infantil e presidente da ABL, Ananda Lima fez citação aos escritores barreirenses homenageados na Festa e pontuou como histórica a autorização do prefeito Zito para publicação de 16 obras locais.

“A palavra que define esse dia é gratidão. Agradecemos por essa grande Festa Literária, as homenagens, a sanção dessa lei tão importante e além disso, o apoio para publicação das obras dos nossos escritores. Com certeza essa noite ficará eternizada entre os imortais da literatura de Barreiras”, ratificou a presidente.

A professora Maria Lúcia Antunes que registrou em livro a história e memória popular de Cristópolis solicitou a palavra para agradecer a sensibilização do poder público.

“Não sou partidária, não carrego siglas, por isso eu não poderia deixar de registrar e parabenizar essa atitude do prefeito Zito Barbosa, e sinceramente nunca presenciei uma atitude dessa grandeza no Oeste da Bahia, que sirva de exemplo para outros prefeitos. Saiba que isso é incentivo aos novos talentos e um recomeço da valorização dos artistas da terra, estou muito emocionada”, disse Maria Lúcia.

O projeto de lei de autoria do vereador João Felipe foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Barreiras, sendo considerado um facilitador para a entidade. “Meu coração está envolto de alegria e agradecimento a sensibilidade do prefeito Zito, dos escritores e imortais da ABL. Fizemos nosso papel e fui apenas um instrumento que levou o projeto para Câmara, que foi aprovado por unanimidade”, disse o vereador João Felipe.

A emoção da noite ficou completa quando o inconfundível escritor, cordelista e cantor Bule Bule, que lançou livro na FLIB, subiu ao palco Reginaldo Regis para uma brilhante cantoria encerrando a primeira noite da Festa Literária de Barreiras.

O prefeito Zito Barbosa durante seu pronunciamento reafirmou o compromisso de ampliar a FLIB, e apontou a importância da literatura como instrumento de consolidação da identidade cultural e da aprendizagem, e autorizou o termo intenções para o processo de cessão de uso do antigo prédio do Paço Municipal, para sediar a Academia Barreirense de Letras.

“Sancionamos a Lei que torna a Academia Barreirense de Letras entidade de utilidade pública, assim como assinamos a carta de intenções autorizativa do processo de cessão para utilização do antigo Paço Municipal, como sede da ABL. Já estamos com o projeto de adaptação do prédio e em breve vamos dar ordem de serviço para fazer as intervenções necessárias. Barreiras é a cidade polo, e também polo da educação, por isso vamos fortalecer sempre a educação, memória histórica e identidade cultural do nosso povo”, finalizou o prefeito.

Jornal Nova Fronteira