Poesia, Contos e Música de Dora Bahiana encerram a Festa Literária de Barreiras –FLIB 2018
  • Compartilhe:

A noite foi de bastante poesia, livros e apresentações artísticas. No Espaço da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, jovens se revezavam nas apresentações musicais, enquanto os visitantes conheciam a exposição de algumas escolas, do Museu Municipal Napoleão de Mattos e da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio.

 

Fonte Dircom

O último dia da Festa Literária de Barreiras – FLIB reuniu centenas de jovens, crianças e adultos durante toda programação de sábado, 19. Logo pela manhã, a Festa Literária que movimentou a cidade durante três dias, mostrou exposições de trabalhos pedagógicos das universidades presentes no evento na Rota (1) dos Autores, conversas sobre a literatura, inclusão e a literatura infantil na Rota da Fliblinha, oficinas de poesia concreta na Rota da Fliblink e teve uma tarde de declamação de poesias e paródias que remeteram a essência da literatura na Rota (4) Alcyvando Liguori da Luz.

A noite também foi de bastante poesia, livros e apresentações artísticas. No Espaço da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, jovens se revezavam nas apresentações musicais, enquanto os visitantes conheciam a exposição de algumas escolas, do Museu Municipal Napoleão de Mattos e da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio.

Os olhares atenciosos das crianças estavam mesmo nos livros infantis e na exposição artísticas presentes durante todos os dias no maior evento de literatura do Oeste da Bahia. O pequeno Ricardo de sete meses prestava bastante atenção na mamãe Tina explicando o livro infantil. “Acho a leitura importante, quero que seja um bom leitor e quando mais cedo melhor”, disse.

Foram três dias de muita literatura, a poesia visual se fez presente até em pisos de cerâmicas no stand Nadir Xavier, representada pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. “Esse trabalho faz parte da disciplina Literatura e outras Artes, plotados sob as lajotas de cerâmicas em uma tentativa de mostrar que a literatura é de forma e conteúdo, são novos suportes para textos literários”, explicou Nelma Arônia, Curadora da FLIB 2018.

Na Rota (1) dos Autores também foi noite de lançamento de livros, a professora da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas e agora autora do livro infantil Borboletras, Nara Rúbia, fala da emoção de registrar no livro os textos trabalhados em sala de aula. “Agradeço muito à Prefeitura de Barreiras por essa oportunidade, com a parceria do artista plástico Rondinelly Oliveira eu consegui lançar esse livro que traz textos trabalhados no ensino fundamental, registrados com gravuras que podem ser pintadas e a forma lúdica de aprender a ler com poesia”, disse emocionada.

E o percurso pela literatura finalizou com as apresentações musicais e teatrais na Rota (5) Reginaldo Régis, que durante todo sábado foi palco de diversas apresentações culturais de escolas de dança, de balé, escolas municipais e particulares de Barreiras.

“A Festa Literária de Barreiras, o Oeste na Rota das Letras 2018 foi visivelmente aceita pelo público e reuniu durante esses três dias, o melhor da literatura da nossa cidade e região. Tivemos uma participação expressiva de estudantes de Barreiras e de outras cidades, como Cristópolis, Belo Horizonte, Riachão das Neves e cidades da Chapada da Diamantina. Já estamos planejando a FLIB 2019 com mais investimentos, novidades e inovação”, disse Cátia Alencar, secretária de educação, cultura, esporte e lazer.

O momento mais esperado teve início às 21 horas, quando Dora Bahiana iniciou o tão esperado show: A Bahia de Ouro e Pedra de Alcyvandro Luz. “Me sinto realizando um sonho por estar cantando Alcyvando em Barreiras”, disse a cantora que chamou a atenção do grande público presente com suas músicas de essência poética.

O Prefeito Zito Barbosa, acompanhado da secretária de saúde, Marisete Bastos, da secretária de educação, Cátia Alencar, e de boa parte da equipe organizadora da FLIB, assistiu à apresentação da cantora e ficou encantado.

“A cada ano a FLIB vem ganhando mais força, a apresentação de Dora Bahiana fechou com chave de ouro essa festa que já está consolidada como a maior festa literária do interior da Bahia. Para o próximo ano, iremos incrementar ainda mais para que a FLIB continue elevando Barreiras como capital da literatura, da leitura e do conhecimento”, concluiu Zito Barbosa.

Jornal Nova Fronteira