Placas Solares para a cidade e o campo
  • Compartilhe:

O sol é fonte de energia eletromagnética, mais conhecida como energia solar. Transformada em energia térmica ou elétrica tem diversas utilidades que melhoram a vida das pessoas com a geração de eletricidade e aquecimento solar de água.

 

Por Miriam Hermes | Fotos Leila Ribeiro

O sol é fonte de energia eletromagnética, mais conhecida como energia solar. Transformada em energia térmica ou elétrica tem diversas utilidades que melhoram a vida das pessoas com a geração de eletricidade e aquecimento solar de água.

Os equipamentos que transformam os raios solares em eletricidade têm uma procura ascendente no mercado mundial. Não só para projetos que visam colaborar com a sustentabilidade do Planeta, mas também por pessoas que moram em locais isolados, onde não existem linhas de transmissão das empresas que vendem energia.

Diante do aperfeiçoamento e produção em grande escala, os sistemas de captação e armazenamento de calor e eletricidade, têm alcançado preços cada vez mais acessíveis e transformado a vida de famílias em diversos Países.

Isso é possível porque a luz do sol é pura energia, composta por partículas conhecidas como fótons. Quando eles alcançam uma célula fotovoltaica, parte é absorvida e desperta os elétrons do mineral semicondutor, produzindo a eletricidade.

Desta forma, quanto maior a intensidade dos raios solares, maior a eletricidade gerada. Essa energia pode ser aproveitada imediatamente. Também pode ser armazenada em baterias.

Em qualquer uma das alternativas, a energia deve passar por um inversor, equipamento que converte a corrente contínua em alternada, conseguindo o padrão que atende às regras que regem o serviço de rede pública.

Com este processo a energia que não for consumida no local da geração, pode ser jogada na rede pública e aproveitada por outros consumidores. Isso em caso do domicílio estar em localidade que tem rede de transmissão. Assim, além de produzir sua própria energia, a pessoa pode disponibilizar para o sistema elétrico existente a energia que não consome.

COMO PROCEDER

Empresário do ramo de máquinas e equipamentos, Thiago Quinteiro explica que tanto em residências como em outras atividades, a procura por sistemas de captação da energia solar está seduzindo pessoas sensíveis à causa da sustentabilidade ambiental, com a vantagem de jogar sua energia excedente na rede elétrica, gerando créditos não só para o endereço gerador, mas também para outras contas.

A pessoa interessada em instalar um sistema de captação precisa de um projeto. “Nós temos uma equipe técnica preparada para acompanhar este processo passo a passo”, afirma ele, acrescentando que existem várias marcas destes equipamentos no mercado, e que a escolha certa é muito importante para evitar problemas futuros.

Thiago Quinteiro enfatizou que para pessoa física “conseguimos taxas em torno 1% a.m.” e que para pessoa jurídica existem recursos disponíveis nos bancos com taxas muito atrativas.

 

“Este é um projeto de longo prazo. Mesmo para quem não tem um CNPJ, nem recursos para investir e precisa fazer um empréstimo bancário, ainda vale a pena pois é um investimento em algo que só tende a se valorizar com o passar dos anos”, ponderou.

A energia solar é utilizada não só para o atendimento domiciliar, mas também em bombeamento de água, propulsão de equipamentos de irrigação e piscicultura, iluminação pública, sistemas coletivos para comunidades isoladas, dentre outras utilidades.

SERVIÇO – Interessados em mais informações podem se dirigir à empresa Delcomaq, na Avenida Clériston Andrade, 375. Fone (77) 3611 5855

Jornal Nova Fronteira