Pesquisadores estudam atrativos turísticos de São Desidério
  • Compartilhe:

O município de São Desidério, se destaca nacionalmente pelo grande potencial no turismo e, para aprofundar mais ainda essa realidade, o Espeleólogo, Lucas Padoan de Sá Godinho da Universidade de São Paulo-USP, e outros pesquisadores estão realizando um estudo hidrológico da circulação da água subterrânea relacionada ao surgimento das cavernas do município. Essas pesquisas fazem parte de uma tese de doutorado do pesquisador.

Texto Diego Souza | Fotos Jackeline Bispo

O município de São Desidério, se destaca nacionalmente pelo grande potencial no turismo e, para aprofundar mais ainda essa realidade, o Espeleólogo, Lucas Padoan de Sá Godinho da Universidade de São Paulo-USP, e outros pesquisadores estão realizando um estudo hidrológico da circulação da água subterrânea relacionada ao surgimento das cavernas do município. Essas pesquisas fazem parte de uma tese de doutorado do pesquisador. A equipe é coordenada pelo Prof. Dr. Ivo Karmann, geólogo do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo – USP, e conta com a parceria do Prof. Dr. Fernando Laureano, também geólogo, da PUC-MG, dentre outros pesquisadores.

“Estamos realizando um estudo morfológico e hidrológico das cavernas e do relevo de superfície, para contribuir na elaboração de um modelo de origem e desenvolvimento das cavernas. E, também sobre alguns aspectos da hidrologia subterrânea, que pode estar relacionada ao surgimento das cavernas”, explicou o Espeleólogo, Lucas Padoan de Sá Godinho.

Para o geólogo, Ivo Karmann, o município detém cavernas grandiosas com importantes registros e depósitos que atestam variações climáticas da região e que ainda precisam de muitos estudos. “Existem muitas perguntas sem respostas sobre as cavernas e outros atrativos turísticos de São Desidério. Inicialmente iremos à nascente do João Rodrigues para analisar essa questão da água e posteriormente a formação das cavernas”, disse.

“É muito importante que grupos de pesquisadores estejam visitando o município e dessa forma possam contribuir para as descobertas voltadas ao turismo. A Secult e a prefeitura darão todo apoio necessário a essas iniciativas de pesquisadores e turistas”, disse o secretário da Secult, Josivaldo Oliveira.

Jornal Nova Fronteira