Pela primeira vez em São Desidério, Saúde realiza cirurgias oftalmológicas
  • Compartilhe:

A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no último sábado 06, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, o primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas de alta complexidade com recursos próprios do município. Foram feitas 12 cirurgias, entre elas: quatro de catarata, uma de tumor ocular e sete de pterígio.

Texto e fotos: Ana Lúcia Souza

A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no último sábado 06, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, o primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas de alta complexidade com recursos próprios do município. Foram feitas 12 cirurgias, entre elas: quatro de catarata, uma de tumor ocular e sete de pterígio.

“É um marco para o município, pois é a primeira vez que é oferecida cirurgia oftalmológica, e nós, estamos procurando atender a proposta de ofertar uma saúde de qualidade, para que as pessoas encontrem no Setor Público o que costumam encontrar somente na esfera particular. A saúde que há muito tempo no nosso município precisava de atenção, está melhorando, e vai melhorar ainda mais a qualidade do atendimento e serviços com a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade”, destacou o prefeito Zé Carlos.

De acordo com o cirurgião oftálmico que atende no município, Samuel Flávio Reis, os procedimentos tiveram em média 30 minutos cada, e foram realizados mediante tecnologia moderna. “A maioria dessas pessoas que passaram pelo procedimento cirúrgico da catarata, são idosas e com baixa visão, e a recuperação irá trazer melhorias significativas”.

Segundo o diretor do hospital, Adrianno Almeida, os pacientes passaram primeiramente por uma consulta com o oftalmologista que encaminhou os casos cirúrgicos. “É um procedimento importante para o município que já conta com o atendimento oftalmológico. Agora, com a realização também de cirurgias, complementa a efetividade dos serviços e representa um benefício aos pacientes”.

Solon Xavier da Silva, 58, morador do povoado de Almas, sofria com os sintomas da catarata há alguns anos e passou pela cirurgia. “Tudo ocorreu bem. Para mim é uma bênção ter tido essa oportunidade, porque não tinha como pagar pela cirurgia. E tenho fé em Deus que a recuperação vai dar tudo certo”. Isabel Cabral de Almeida Teixeira, 50, moradora da localidade de Vereda Alegre, passou pelo procedimento cirúrgico de pterígio. “Já uso óculos há muito tempo e ainda com esse problema se torna mais difícil. Não teria condições de fazer uma cirurgia particular. Agradeço muito à Prefeitura por nos dar esta oportunidade e por estar olhando pelos mais carentes”, afirmou.

Catarata: É uma doença que consiste na opacidade total ou parcial do cristalino (lente natural do globo ocular), que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença). Estima-se que no mundo, cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.

Pterígio: É uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento contribui para o agravamento. Além do olho vermelho, o pterígio causa sensação de corpo estranho e ardor ocular. Não causa perda da visão, mas sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos.

Jornal Nova Fronteira