Palestra em Barreiras divulga parceria do município com o Hospital do Câncer de Barretos
  • Compartilhe:

Foi realizada na tarde de hoje, 30, no Salão Paroquial Dom Ricardo, em Barreiras, Oeste da Bahia, uma palestra para informar a parceria formada entre o município, através do Instituto Caturama de Sustentabilidade, e o Hospital do Câncer de Barretos/SP.

palestra

Texto e fotos Eduardo Lena

Foi realizada na tarde de hoje, 30, no Salão Paroquial Dom Ricardo, em Barreiras, Oeste da Bahia, uma palestra para informar a parceria formada entre o município, através do Instituto Caturama de Sustentabilidade, e o Hospital do Câncer de Barretos/SP. O evento também serviu para divulgar a ‘5ª Caminhada Passos que Salvam’, que acontecerá no dia 27 de novembro, simultaneamente em todos os municípios parceiros do Hospital do Câncer de Barretos. Vale ressaltar que no estado da Bahia apenas Barreiras e Nossa Senhora do Livramento já firmaram parceria com Hospital do Câncer de Barretos.

passos

De acordo com os organizadores da 5ª Caminhada Passos que Salvam, o maior compromisso da instituição é oferecer uma medicina oncológica pediátrica diferenciada em um ambiente lúdico, repleto de amor e cuidado humanizado.

No ano passado a Caminhada Passos que Salvam foi realizada dia 22 de novembro em 370 cidades brasileiras, envolvendo 13 estados, e cerca de 200 mil pessoas. Os participantes adquiriram o “kit caminhada” no valor de R$ 30,00 e foram arrecadados R$ 5,8 milhões, revertidos para a manutenção e tratamento 100% SUS que o hospital oferece aos pacientes.

palestra1

 

Integrante do Instituto Caturama de Sustentabilidade, a médica Ariadne Godinho, que atualmente faz residência pediátrica no Hospital do Oeste, passou por uma capacitação no Hospital do Câncer de Barretos no intuito de se capacitar para que possa realizar diagnósticos preliminares em crianças com possível desenvolvimento da doença. Desde que recebeu o treinamento em abril deste ano, a médica já encaminhou três crianças para Barretos, onde duas tiveram o diagnóstico negativado e já retornaram para Barreiras. A outra encontra-se em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. “É fundamental o diagnóstico precoce, quanto mais cedo, maiores são as chances de cura”, disse Ariadne”.

palestra3

 

Neima Kathib, representante do Hospital do Câncer de Barretos participou da palestra e fez uma explanação sobre aquela unidade de saúde e divulgou aos presentes como fazer novas parcerias com outros municípios da região. Marcaram presença na palestra representantes de secretarias de saúde de vários municípios do Oeste, bem como representantes de sociedade civil organizada, associações, unidades de ensino superior – públicas e privada -, e acadêmicos da área de saúde.

palestra2

Jornal Nova Fronteira