Oziel lança programa “Cidade que te quero limpa”
  • Compartilhe:

O lançamento do programa “CIDADE QUE TE QUERO LIMPA” foi um sucesso! O Bairro Mimoso II recebeu a equipe de limpeza composta pelo prefeito, secretários municipais, vereadores, agentes de saúde e endemias, catadores e recicladores de lixo, servidores da limpeza urbana, e voluntários que se juntaram em um enorme mutirão com o propósito de deixar a cidade mais limpa.

Ascom PMLEM

O lançamento do programa “CIDADE QUE TE QUERO LIMPA” foi um sucesso! O Bairro Mimoso II recebeu a equipe de limpeza composta pelo prefeito, secretários municipais, vereadores, agentes de saúde e endemias, catadores e recicladores de lixo, servidores da limpeza urbana, e voluntários que se juntaram em um enorme mutirão com o propósito de deixar a cidade mais limpa.

A comunidade foi motivada no dia anterior para retirar de suas casas e quintais, lixo, entulho, garrafas, restos de construção, móveis velhos e qualquer outro tipo de rejeito, inclusive os que não são habitualmente recolhidos pelo caminhão de lixo e colocar todo o material na calçada, para que fosse recolhido pelo mutirão.

O ponto de concentração foi o posto de saúde Moacyr Marchesan, na Avenida São Francisco. De lá mesmo já era possível visualizar a grande quantidade de lixo espalhada pelas ruas e terrenos baldios. A equipe juntou forças e em poucos minutos a frente daquela unidade já estava limpa.

Do ponto inicial, todos seguiram em direção ao canal, recolhendo pelo caminho o entulho e o lixo, varrendo as ruas e aproveitando para conscientizar os moradores da importância de manter a comunidade limpa e de modificar hábitos de jogar qualquer coisa na rua, nos terrenos baldios e especialmente no canal.

“É muito importante que a população entenda que só a mudança de hábitos por parte dos cidadãos, aliada ao trabalho eficaz da prefeitura, poderá manter a cidade limpa, as pessoas saudáveis e a natureza preservada. Se um dos dois fatores falhar, não vai funcionar. Que bom que essa gestão está se preocupando com os dois fatores. Só assim poderemos construir a cidade sustentável dos nossos sonhos”, disse Izabel de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente.

À medida que o mutirão avançava, todos podiam constatar o que os moradores vivenciam há tempos: o abandono do poder público, as ruas sujas, sem condições de tráfego, escolas deterioradas… O que se viu foi o retrato do descaso deixado pela gestão anterior.

“Isso que estão fazendo aqui hoje é muito importante. Convivemos todo dia com o lixo tomando conta da rua e entrando na casa da gente. Nosso bairro foi esquecido há muito tempo, parece que não fazia parte da cidade. Eu nem me lembro da última vez que o bairro recebeu algum trabalho da prefeitura. Estou muito feliz de trabalhar como voluntário limpando a rua do lado do nosso prefeito Oziel. Esse sim, já começou seu governo olhando pra nós”, afirmou Antônio Gonçalves, morador do bairro.

A ação contou com a colaboração de diversos apoiadores voluntários – empresários que cederam máquinas, pás carregadeiras, caminhões, fornecimento de alimentação e outros itens. As máquinas foram utilizadas também na limpeza do canal conhecido como Rio dos Cachorros, que tem início no bairro Mimoso II e se estende até o Mimoso I.

O canal é um problema constante para os moradores do entorno. No período de chuvas se torna um transtorno por não possuir escoamento adequado, situação que se agrava com o acúmulo de lixo despejado pelos moradores. A situação é caótica e terá solução definitiva no governo Oziel. No entanto, a ação de limpeza executada hoje, garante o escoamento das águas das chuvas até que outra ação mais efetiva possa ser executada.

“Preciso agradecer a cada um de vocês que decidiu abraçar essa causa. A limpeza urbana é missão de todos nós – população e órgãos públicos. Hoje vamos recolher tudo e principalmente conscientizar sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo, para manter a cidade organizada. Esse programa percorrerá todo o município. Iniciamos hoje no Mimoso II, mas todos os bairros receberão a nossa equipe de limpeza e posteriormente daremos sequencia na zona rural. Reafirmo minha gratidão por aqueles que estão aqui como voluntários, por aqueles que doaram uma máquina, um caminhão, alimentação e tantas outras formas de apoio e incentivo que recebemos. Essa grande demonstração de união nos dá a certeza de que conseguiremos mudar a realidade do nosso município, recuperar a autoestima de nossa gente e escrever uma nova história para a nossa cidade”, destacou o prefeito Oziel.

Jornal Nova Fronteira