Novo recorde de público reafirma o sucesso do Dia de Campo da Sementes Oilema
  • Compartilhe:

A participação de mais de 1,6 mil agricultores, agrônomos, técnicos, consultores e estudantes, reafirma que o Dia de Campo da Sementes Oilema é um dos principais eventos de transferência de tecnologia do Matopiba. Em sua 20ª edição, o evento promovido nas instalações do Condomínio Gatto, comunidade de Placas, zona rural de Barreiras, tem atraído a cada ano mais e mais participantes da região do Matopiba e de outros estados onde são comercializadas as variedades da Sementes Oilema.

 

Texto e fotos Eduardo Lena

A participação de mais de 1,6 mil agricultores, agrônomos, técnicos, consultores e estudantes, reafirma que o Dia de Campo da Sementes Oilema é um dos principais eventos de transferência de tecnologia do Matopiba.

Em sua 20ª edição, o evento promovido nas instalações do Condomínio Gatto, comunidade de Placas, zona rural de Barreiras, tem atraído a cada ano mais e mais participantes da região do Matopiba e de outros estados onde são comercializadas as variedades da Sementes Oilema.

Com volumes de sementes comercializadas que germinam em mais de 650 mil hectares de lavouras plantadas nos estados da Bahia, Piaui, Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia, a Sementes Oilema vem ano a ano conquistando novos clientes que buscam sementes de variedades com comprovado potencial produtivo e genético, com a qualidade e segurança que a marca inspira.

Esse crescimento vertiginoso por que passa a Sementes Oilema, com alcance que se aproxima de 1,9% da área plantada no Brasil, deve-se muito ao portfólio de variedades de ampla adaptação, e principalmente ao profissionalismo técnico aplicado em todas as etapas do processo de produção que garantem os melhores níveis de qualidade, fator indispensável para formação de lavouras de alto potencial produtivo.

Ao percorrerem os talhões de demonstrações de novas variedades, os participantes conheceram os materiais que estão sendo pesquisados ou lançados no mercado.

Carminha Gatto Missio

Celito Missio

 

Já nos estandes de palestras, a Sementes Oilema inovou. Logo de início os sócios da Sementes Oilema fizeram um rico depoimento contando a saga da família Gatto na região. Carminha Gatto Missio comentou que a saga de sua família é semelhante a de outros agricultores que trocaram a zona de conforto em seus estados natais e enfrentaram o desconhecido em busca de novas oportunidades. Ela falou da saída da família de Espumoso/RS e a vinda para a Bahia, os desafios enfrentados em uma região em que as ações governamentais demoravam a chegar e o fato curioso de que a perfuração errada de um poço artesiano quase comprometeu o sucesso dos Gatto no Oeste da Bahia.

Nos estandes de palestras diversos assuntos de interesse da classe produtora foram enfocados. Nematóide foi o tema abordado por Pedro Soares, nematologista que trabalha no departamento fitossanitário da Unesp de Jaboticabal/SP. Por serem seres de grande diversidade, e por estarem presentes nos mais diferentes hábitats, os nematoides, quando não combatidos, causam grandes prejuízos nas principais culturas plantadas no país e que tem gerado enorme preocupação nos produtores baianos. Segundo Celito Missio, Diretor Presidente da Sementes Oilema, os agricultores baianos são exemplos para o Brasil no combate da ferrugem asiática e agora com o avanço dos nematoides, precisarão se especializar nisso também.

Paulo Dejalma Zimmer, ex-professor da Universidade Federal de Pelotas teve como título de sua palestra ‘As raízes exploram, as folhas transformam e o conjunto produz’, numa alusão do quanto é fundamental utilizar em suas lavouras sementes com alto poder germinativo e vigor genético para alcançar excelentes produtividades. Para Paulo Zimmer, não basta utilizar sementes com poder germinativo superior se o vigor da plantar não estiver em sua genética ou vice versa. “O resultado final não será satisfatório. O agricultor precisa combinar esses dois fatores para atingir o ápice de produtividade que a semente escolhida por atingir”, ressaltou.

Na sequência, Fernando Muraro da AgRural Commodities Agrícolas, em sua tradicional “tenda dos milagres”, falou sobre o mercado mundial de soja e milho, discutindo perspectivas para a safra 2017/18. Durante sua abordagem, Muraro alertou os agricultores sobre os riscos de aumento nas taxas de juros internacionais que poderão ocorrer em 2018, principalmente em decorrência da expectativa do Banco Federal dos Estados Unidos sinalizar um possível acréscimo nas taxas de juros em função do forte aquecimento da economia americana, que tem pressionado a inflação na principal economia mundial. A quebra da safra argentina também foi lembrada pelo consultor da AgRural. “Esse ano a safra da argentina deverá ser 10 milhões de toneladas a menos devido a forte seca que atingiu aquele tradicional produtor de soja. “Essa quebra pegou o mercado mundial de soja de surpresa, por isso a alta nos preços dessa commoditie nessa época”, enfatizou Muraro.

Para finalizar a rodada de palestras, a Sementes Oilema trouxe Luciano Pires, personal trainner de fitness intelectual, escritor, palestrante e consultor empresarial especialista em provocAÇÃO, inspirAÇÃO, inovAÇÃO e transformAÇÃO de pessoas. Com mais de 30 anos de experiência como executivo de multinacional e depois empreendedor, Luciano mergulhou fundo no estudo dos atributos necessários para fazer acontecer, como liderança, empreendedorismo, inovação, gestão de mudanças e, especialmente, mudança de mindset.

A apresentação de Luciano Pires, com o tema ‘Meritocracia, moral, ética e iniciativa individual’, foi marcada pelo bom humor e fechou com chave de ouro o 20º Dia de Campo da Sementes Oilema. Com ideias provocativas, Luciano tratou de comportamento no ambiente profissional, administração, inovação, ética, filosofia e muitos outros aspectos de nossas vidas pessoais e profissionais.

Jornal Nova Fronteira