Museu do Cerrado da Ufob expõe parte do acervo em Feira de Ciências em Luís Eduardo Magalhães
  • Compartilhe:

Pais e estudantes do ensino básico, fundamental e médio da rede pública e privada de Luís Eduardo Magalhães puderam conhecer, nesta sexta-feira, 21, parte do acervo do Museu de Ciências do Cerrado Nordestino da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

ufob

Ascom Ufob

Pais e estudantes do ensino básico, fundamental e médio da rede pública e privada de Luís Eduardo Magalhães puderam conhecer, nesta sexta-feira, 21, parte do acervo do Museu de Ciências do Cerrado Nordestino da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Animais empalhados vertebrados, a exemplo do tatu-galinha, saruê e seriema, estiveram expostos durante a Feira das Ciências do CMO.

Acompanhados pela professora Rosana Marques, vice-coordenadora do Museu, bolsistas e voluntários apresentaram o trabalho desenvolvido para o público. Gabriel Pereira, estudante do nono ano da Escola Municipal Cezar Pelissari, ficou surpreso ao saber da existência das amostras em Barreiras. O jovem de 14 anos disse já ter visitado, em Brasília, um museu parecido. Mas na sua cidade, é a primeira vez que tem a oportunidade de ver de perto espécies da fauna da Região. “É muito legal termos acesso aos animais que só vemos em livros porque nos ajuda a fixar o que aprendemos na aula”, afirma.

Quem não desgrudou os olhos dos animais foi a aluna do terceiro ano do CMO, Rafaela Remolli, de 8 anos. Curiosa como toda criança, ela tocou no sapo e disse ter gostado mais do veado virá. Ao ver os macacos no vídeo de divulgação do Museu, foi logo pedindo a sua professora para agendar uma visita.

Segundo Rosana, a ideia é levar uma coleção do Museu para realizar apresentações itinerantes nas cinco cidades-sede da Universidade. Dessa forma, a Ufob se aproxima da comunidade e contribui para a popularização das ciências no Oeste.

Faça uma visita

As visitas ao Museu, localizado no prédio da Biblioteca Central do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, são  agendadas no site e guiadas por monitores treinados – estudantes do curso de Ciências Biológicas, voluntários ou bolsistas. É permitido o ingresso de grupos de, no máximo, 15 pessoas, por vez. A entrada é gratuita.

Jornal Nova Fronteira