MudaMundo realiza temporada na Bahia, em Goiás e Maranhão
  • Compartilhe:

Depois de passar por Minas Gerais e Goiás no primeiro semestre do ano, o projeto MudaMundo segue para Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, para a cidade goiana de Posse, e Balsas, no Maranhão. Em agosto, serão realizadas mais seis oficinas e outras seis apresentações teatrais para professores e alunos das séries iniciais do Ensino fundamental.

 

Acesso Projetos Integrados de Comunicação

Depois de passar por Minas Gerais e Goiás no primeiro semestre do ano, o projeto MudaMundo segue para Luis Eduardo Magalhães, na Bahia, para a cidade goiana de Posse, e Balsas, no Maranhão. Em agosto, serão realizadas mais seis oficinas e outras seis apresentações teatrais para professores e alunos das séries iniciais do Ensino fundamental.

As atividades são gratuitas, numa realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de cada município. A iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social tão necessária em nosso país.

 

O MudaMundo tem como objetivo central disseminar conceitos básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. Por meio das histórias vividas por João, um garoto, muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças, são transmitidos valores de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas ações.

O projeto é destinado a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, colaborando tanto para a educação, quanto para a formação de uma cultura de cuidado e com o resgate de valores.

 

Nesta temporada, entre as três cidades, serão distribuídos 1200 kits, compostos por seis livros infantis com as histórias do menino João e um caderno com sugestões de atividades para desenvolver em sala de aula. As histórias foram escritas pelo autor gaúcho Caio Riter e ilustradas pela artista plástica Laura Castilhos. AS apresentações teatrais são encenadas pelo grupo mineiro Real Fantasia. Nesses estados, o projeto conta como patrocínio da SLC Agrícola.

O projeto, que nasceu no Rio Grande do Sul, acontece desde 2006 em diferentes estados brasileiros e já percorreu 110 cidades, atingindo diretamente mais de 70 mil crianças e mais de 10 mil educadores, além de ter envolvido mais de 4.300 escolas municipais e estaduais. Mais de 290 mil exemplares do livro MudaMundo já foram doados para bibliotecas de escolas públicas.

PROGRAMAÇÃO

14 e 15 de agosto – Luis Eduardo Magalhães, BA

– Dia 14/8 – oficinas das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h

Local: Auditório da Secretaria de Educação (Rua José Cardoso de Lima, 425)

– Dia 15/8 – teatro às 9h e às 15h

Local: quadra da Escola Municipal Ivo Hering (Rua Rui Barbosa, 321)

16 e 18 de agosto – Posse, GO

– Dia 16/8 – oficinas das 8h às 11h e das 14h às 17h

Local: Centro da Juventude (R. Robson Ricardo Rodrigues de Souza, quadra 8, setor Augusto José Valente II)

– Dia 17/8 – teatro às 9h e às 15h no Auditório Municipal (R. Robson Ricardo Rodrigues de Souza, quadra 8, setor Augusto José Valente II, ao lado do Centro da Juventude)

29 e 30 de agosto – Balsas, MA

Ainda estão sendo definidos os locais das oficinas e das apresentações teatrais.

Jornal Nova Fronteira