Mapa divulga relação dos 337 municípios que vão integrar o plano do Matopiba
  • Compartilhe:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os 337 municípios selecionados para o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba – região formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. A relação completa consta de publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 13.

matopiba

Ascom Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou os 337 municípios selecionados para o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba – região formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. A relação completa consta de publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 13. Uma das prioridades da ministra Kátia Abreu, o plano prevê investimentos em políticas públicas de infraestrutura, inovação e tecnologia e ascensão de agricultores à classe média rural.

Dos 337 municípios selecionados, 139 são do Tocantins, 135 do Maranhão, 33 do Piauí e 30 da Bahia. Nessas localidades, existem 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região cultiva grãos –soja, milho e arroz –, algodão e frutas, além de desenvolver a atividade pecuária. Na safra 2013/14, o Matopiba produziu 8,7 milhões de toneladas de soja.

Em visita esta semana aos Emirados Árabes, a ministra Kátia Abreu apresentou à holding Aldahra as oportunidades de investimentos no agronegócio brasileiro e citou o potencial do Matobipa, destacando sua produção de grãos, frutas e peixes. A holding atua na comercialização de alimentos e é grande re-exportadora para mais de 20 países árabes.

Seleção

A seleção dos municípios que vão integrar o Plano de Desenvolvimento do Matopiba foi realizada por meio de procedimentos numéricos e cartográficos, com o uso de satélite para integrar os dados agroecológicos e socioeconômicos.

“Essa foi uma decisão técnica baseada no que é considerado Cerrado nos quatro estados”, disse o diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Mapa, Rodrigo Mazzoleni. Segundo ele, o Grupo de Inteligência Territorial e Estratégica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fez um estudo para dar suporte à seleção dos municípios.

Confira na Portaria nº 244, deste sexta-feira, a relação completa dos municípios selecionados para o Plano de Desenvolvimento do Matopiba.

Jornal Nova Fronteira