Mapa da Palavra.Ba será lançado durante a FLICA
  • Compartilhe:

O Mapa da Palavra.Ba será lançado pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece de 14 a 18 de outubro.

mapa

Fonte Ascom Funceb

O Mapa da Palavra.Ba será lançado pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece de 14 a 18 de outubro. O anúncio acontece no dia 16 de outubro, sexta-feira, às 10h, na abertura da mesa Versos Diversos, que irá reunir autoras baianas. O projeto também será apresentado na Sala Milton Santos, da Casa Educar para Transformar, espaço da SecultBA no evento, no mesmo dia, das 10h às 14h. O mapeamento que incentiva a Literatura na Bahia, diagnosticando e difundindo produções literárias de artistas da palavra, coletivos ou grupos é uma realização da Coordenação de Literatura/Diretoria das Artes (Dirart), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da SecultBA.

“O Mapa da Palavra.Ba busca abarcar a literatura em sua complexidade, incluindo perspectivas artísticas, econômicas, sociais, entre outras, para conhecer esta realidade mais aprofundadamente e, a partir daí, propor metas e estratégias ao Plano Setorial de Literatura do Estado. Para isso, é imprescindível conhecer o segmento a partir das informações coletadas de seus criadores e fazedores”, destaca Fernanda Tourinho, Diretora da Funceb. Este mapeamento está sendo proposto a partir das experiências de outras linguagens artísticas, na Funceb, e da necessidade de compreender, de forma mais sistemática, como o setor da Literatura tem feito suas produções e, conseqüentemente, quais seriam as políticas de fomento à Literatura que poderiam ter maior eficácia.

Quantos são os escritores no Estado? “A construção deste mapeamento é uma possibilidade de gerar um documento muito importante para estruturação de um espaço de criações e produções e uma possibilidade de reconhecimento de nossa produção literária, possibilitando a identificação de textos e contextos, inovações e tradições, além de iluminar a produção literária que existe no Estado e, por questões de distanciamentos diversos, encontra-se fora das rotas de leitura e acesso”, considera Karina Rabinovitz, Coordenadora de Literatura da FUNCEB. O cadastramento do Mapa da Palavra.Ba estará disponível de forma democrática e participativa e buscará identificar autores e suas produções artísticas com foco literário ou na transversalidade entre Literatura outras linguagens artísticas, que atuam nos 27 territórios culturais de identidade do Estado e de autores baianos que vivem fora da Bahia. Será aberto um chamamento público, a partir de 16 de outubro de 2015, para o qual os artistas da palavra (escritores, poetas, ensaístas, performers, cronistas, recitadores, quadrinistas, cordelistas, entre outros) poderão se cadastrar, apresentando parte de sua produção literária.

A partir deste cadastramento, a Coordenação de Literatura da FUNCEB poderá ter uma visão panorâmica desta cartografia literária do Estado, seus agentes e produtos, e ter como base esse mapeamento, para auxiliar nas propostas de políticas públicas de fomento à Literatura. Por fim, será realizada uma seleção de produções literárias, para compor a plataforma virtual do projeto, com a possibilidade de futuras publicações, com o intuito de contribuir na difusão da Literatura Baiana. A plataforma virtual que será conseqüência deste mapeamento será uma espécie de prisma, refletindo diversos agentes literários, suas distâncias e proximidades, complementaridades e antagonismos, contribuindo para um maior conhecimento das singularidades e expressões de várias realidades literárias, dentro de um mesmo Estado.

Além do lançamento oficial na Flica, durante a abertura da mesa com as autoras Clarissa Macedo e Rita Santana e no espaço da SecultaBA, o Mapa da Palavra.Ba será apresentado em Porto Seguro, Juazeiro, Barreiras, Santo Amaro, Alagoinhas e Salvador, com apoio da Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA, Secretaria de Cultura do Município de Santo Amaro, Universidade do Estado da Bahia/ UNEB Campus IX.

Como participar?

As inscrições serão abertas no dia 16 de outubro de 2015 e seguem até 14 de março de 2016, através do sistema online (www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapadapalavra/inscricao) ou via material físico a ser enviado pelos Correios, conforme regulamento.

O Mapa da Palavra.Ba é uma iniciativa da Coordenação de Literatura/Diretoria das Artes (Dirart) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA).

Para qualquer dúvida, entre em contato com a Coordenação de Literatura da FUNCEB, através do email (literatura.funceb@gmail.com) ou telefone (3324-8507). No site do projeto (www.fundacaocultural/mapadapalavra), é possível ler o Edital e ter acesso aos anexos.

Lançamento do Mapa da Palavra.Ba:
16 de outubro de 2015, Cachoeira/BA
Local: Convento do Carmo (na programação da Flica)
Horário: 10h
Local: Sala Milton Santos – Casa Educar para Transformar (na programação da Flica)
Horário: 10h às 14h

Programação de apresentações do Edital Mapa da Palavra.Ba
17 de outubro de 2015, Porto Seguro/BA
Local: Sala Principal do Centro de Cultura de Porto Seguro (na programação da VII Semana Literária de Porto Seguro)
Horário: 20h

27 de outubro de 2015, Juazeiro/BA
Local: Sala Multiuso 1 do Centro de Cultura João Gilberto
Horário: 18h

10 de novembro de 2015, Barreiras/BA
Local: Sala de vídeo do Campus IX da UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Horário: 18h

13 de novembro de 2015, Santo Amaro/BA
Local: Auditório do NICSA – Núcleo de Incentivo a Cultura de Santo Amaro (na programação do Novembro, a Cultura em Ação)
Horário: 17h

18 de novembro de 2015, Alagoinhas/BA
Local: Sala Multiuso 1 Centro de Cultura de Alagoinhas
Horário: 14h

21 de novembro de 2015, Salvador/BA
Local: DIMAS, sala multiuso
Horário: 15h

Jornal Nova Fronteira