Lançada oficialmente a programação da Festa Literária de Barreiras – FLIB 2018
  • Compartilhe:

A programação oficial da Festa Literária de Barreiras foi apresentada na manhã dessa sexta-feira, 11, no hall de entrada da Prefeitura de Barreiras. A FLIB também faz parte da grade comemorativa ao aniversário de 127 anos de emancipação política de Barreiras.

Fonte Dircom

A programação oficial da Festa Literária de Barreiras foi apresentada na manhã dessa sexta-feira, 11, no hall de entrada da Prefeitura de Barreiras. A FLIB também faz parte da grade comemorativa ao aniversário de 127 anos de emancipação política de Barreiras.

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Zito Barbosa, da vice prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, diretora municipal de cultura Emília Moreno e o Conselho Curador composto pela diretora do NTE11 prof.ª Maria Aparecida, o diretor da Uneb Campus IX, Profº. Joaquim Neto, a diretora do IFBA Profª. Dicíola Baqueiro, a curadora do evento Prof.ª Nelma Aronia e a Universidade Federal do Oeste da Bahia- UFOB que também compõe o conselho.

Durante o evento, os integrantes do conselho curador foram unânimes ao elogiar o empenho da gestão municipal em realizar o evento literário. A secretária de educação, Cátia Alencar exemplificou as etapas e apontou a união das instituições em prol da FLIB. “Um evento literário construído a várias mãos. Sabemos das dificuldades, mas não podemos deixar de citar a força que move toda equipe da educação, cultura e instituições de ensino em busca da realização da FLIB. Vamos reunir grandes escritores nacionais e internacionais, e acima de tudo lançar obras dos filhos da terra. Certamente teremos um grande evento, para uma grande cidade”, disse a secretária Cátia.

O diretor da Uneb, Profº. Joaquim Neto sinalizou a importância da parceria, da construção conjunta do projeto e principalmente da sensibilidade da administração pública em desenvolver projetos educacionais, que envolvam a parte literária, artística e cultural do município.

“Todos nós temos o povo como patrão, e é para população que trabalhamos, mas não podemos deixar de observar que o prefeito Zito entra para a história como o prefeito da reforma e construção de escolas, da pavimentação asfáltica, mas principalmente como o prefeito que consolidou a FLIB, inserindo-a definitivamente no calendário oficial da cidade. Seguimos em parceria na realização desse projeto, porque acreditamos na nossa literatura, na nossa educação e cultura”, mencionou o diretor.

As conselheiras Dicíola (IFBA), Maria Aparecida (NTE 11) e Neuma Aronia, também destacaram a importância do evento, para o fortalecimento da literatura e inserção de Barreiras de forma definitiva da rota das letras no Brasil.

FLIB em rotas literárias

Logo após, a diretora municipal de cultura Emília Moreno, apresentou a programação oficial da FLIB 2018, que será realizada de 17 a 19 de maio, no Parque de Exposições Geraldo Rocha e tem como tema “O Oeste na Rota das Letras”.

A programação foi dividida em 5 rotas, contemplando todos os públicos. Mas um dos destaques serão os espaços destinados as crianças e adolescentes, intitulados como FLIBINHA e FLIBLINK e o lançamento de livros de escritores barreirenses na tenda da Associação Barreirense de Letras- ABL.

Na Rota 1 dos autores, acontecerá a comemoração dos 21 anos de instituição do Curso de Letras na Uneb Campus IX Barreiras e serão discutidos pontos como gêneros, sexualidade, cultura e outros temas literários. Palestras com escritores também marcaram a presença de literatas como a paulista Suzana Ventura, Cidinha Silva, João Figuer, Carlos Henrique Lucas Lima, Gedalva da Paz, Valuza Saraiva, Gelson Vieira, a sergipana Moema Franca, o português Luis Serguilha e Teresinha Silva da Universidade Agostinho Neto de Angola.

A Rota 2 é a Flibinha com literatura, contos, mesa redonda e oficinas infantis durante todos os dias. A Rota 3 acontece a Fliblink que vai tratar o letramento, narrativa e inclusão digital voltada ao público adolescente e jovens, que tem interesse no mundo virtual. As escolas e Secretaria de Educação ficarão responsáveis pela Rota 4, que vai se dedicar a poesia, declamação e despertar poético, com apresentações na tenda de obras de cordel, Mario Quintana, Carlos Drummond e outros poetas brasileiros.

Na rota 5, acontecerão todas as apresentações de palco. Música, teatro, coral, roda de samba, dança poética, histórias encenadas e shows que vão marcar as noites da FLIB. Se apresentam no palco principal os artistas populares como Bule Bule, Banda Mamute, Bosco Fernandes, Baião de Dois, Talita Sampaio, Banda Zionautas e a cantora Dora Bahiana com o show Bahia de Ouro e Pedra de Alcyvandro Luz.

Com uma ampla programação, a FLIB deve atrair público de todos os municípios do Oeste, além de reunir escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino. Diariamente acontecerão mesas redondas, palestras, oficinas, diálogos literários, apresentações no palco e auditório.

Jornal Nova Fronteira