Jogos Escolares movimenta o município de Cristópolis
  • Compartilhe:

Sendo considerada uma parte importante na construção de uma Educação Integral e Humanizada, o desporto educacional é uma poderosa ferramenta também na formação física e social dos estudantes. Desta forma, a Prefeitura de Cristópolis

Ascom Cristópolis

Sendo considerada uma parte importante na construção de uma Educação Integral e Humanizada, o desporto educacional é uma poderosa ferramenta também na formação física e social dos estudantes. Desta forma, a Prefeitura de Cristópolis, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesse sábado, 06, a abertura oficial dos Jogos Escolares de Cristópolis 2017 (JEC), no  Ginásio de Esportes do Colégio Professora Janyra de Souza, na localidade de Cantinho. Com o ginásio praticamente lotado, o prefeito Gilson Nascimento, o vice-prefeito Mizinho, secretários, vereadores, diretores, coordenadores, professores e alunos da rede municipal de ensino acompanharam a cerimônia de inicio da competição, que começa dia 20 de maio.

Um dos pontos alto do evento foi a chegada das delegações das escolas e das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município, empunhadas pelos senhores: Anaildo Cordeiro, professor e atleta; José Rocha, atleta maratonista que já correu dez são silvestres, dentre outras corridas de rua e o jovem Rodrigo, grande incentivador do esporte na localidade de Cantinho. A aluna Jhuliana Kelly, 5°ano, do Colégio Olegário Ferreira de Oliveira, na localidade de Água Doce, fez o juramento dos atletas. A programação também contou com três apresentações: a dos alunos do Colégio Olegário Ferreira de Oliveira, dos alunos do Colégio Municipal São Pedro e do Grupo de Capoeira Pallmares.

O prefeito de Cristópolis, Gilson Nascimento, agradeceu o empenho da Secretaria de Educação, bem como dos coordenadores pedagógicos e professores pela dedicação a esse projeto, e falou da importância do esporte. “Eu não tenho dúvida da importância do esporte no desenvolvimento pessoal e social de cada estudante. O esporte é o caminho de fuga da criminalidade, da droga e de outros erros, por isso, não mediremos esforços para incentivar o esporte nesse município”, disse o prefeito.

Nessa primeira edição, a competição reunirá diversas modalidades esportivas: futsal, vôlei, queimada, salto em distância, atletismo e outros. “Temos empenhado em dar o melhor ao povo desse município. Reintero as palavras do prefeito, quando ele diz que o esporte tira os jovens da criminalidade e fico feliz em saber que podemos contar com esse apoio”, disse o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Flávio Vasco.

Mascote e Logomarca – Antes da abertura do JEC 2017, os alunos da rede municipal de ensino de Cristópolis, participaram de um concurso para a escolha do mascote e da logomarca para representar a competição. Os vencedores foram: o aluno Weden, 13 anos, que cursa o 7º ano, no Colégio Municipal Maria Carolina, do mascote e a aluna Giovana Gonçalves, 12 anos, que cursa do 7º ano, do Colégio Municipal São Pedro, da logomarca. Na oportunidade os alunos fizeram uma breve apresentação das peças ganhadoras.

A Competição – O JEC 2017 vai funcionar da seguinte forma: Nos próximos sábados acontecerão a disputas internas, em cada escola, onde serão selecionados os atletas e times vencedores, por modalidade. Após essa fase, começarão as etapas intercolegial de semifinal e final. As mesmas se realizarão na Quadra de Esporte da sede e nos Ginásios de sporte do município.

Jornal Nova Fronteira