Instituto Caturama melhora a qualidade de vida em Barreiras
  • Compartilhe:

O Instituto Caturama de Sustentabilidade (ICS), em parceria com o Instituto Gnóstico de Antropologia (IGA), comemoraram em Barreiras no último dia 21, o Dia Internacional do Yoga. A Praça da Sustentabilidade no bairro Renato Gonçalves foi palco de um encontro entre professores e estudantes da arte de controlar o corpo e a mente.

 

Laís Diel Marchewicz

O Instituto Caturama de Sustentabilidade (ICS), em parceria com o Instituto Gnóstico de Antropologia (IGA), comemoraram em Barreiras no último dia 21, o Dia Internacional do Yoga. A Praça da Sustentabilidade no bairro Renato Gonçalves foi palco de um encontro entre professores e estudantes da arte de controlar o corpo e a mente. Cerca de 50 pessoas participaram das atividades com momento de reflexão, seguida de yoga e meditação. O evento contou também com distribuição de brindes e lanche coletivo.

O Instituto Caturama é uma organização que está atuando o lado humanitário da comunidade barreirense. De maneira sútil está ajudando a transformar vidas, ações jovens que se estruturam em base sólida e transparente. A intenção é que as pessoas vivam com qualidade de vida, e desde janeiro deste ano, o Projeto Meditação Coletiva e Práticas Integrativas leva ensinamentos em locais públicos e instituições de ensino.

As ações são continuadas e os resultados são cadenciados. Serão intensificados os encontros em locais públicos e abertos. O objetivo do Projeto é ocupar de forma consciente e sustentável os espaços públicos de Barreiras promovendo a saúde integral, o despertar da consciência, autoconhecimento, autorreflexão e o autocuidado. A cada encontro o número de praticantes aumenta e fortalece o grupo.

Parceria com o governo municipal – No mês que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Caturama, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), promoveram ações de educação ambiental na Escola Municipal Dona Quininha de Melo no bairro Morada da Lua.

O Projeto Escola Sustentável do Instituto Caturama em parceria com o projeto da Sematur, Barreiras Cidade Verde e Sustentável sensibilizaram jovens estudantes. Atividades que integraram 240 crianças de 4 a 9 anos de idade, com palestras, vídeos educacionais, jogos interativos com premiações e o plantio de mudas nativas do Cerrado.

A coordenadora da Escola, Cristina Câmara, afirma que os alunos se sensibilizaram com as atividades realizadas. O evento fechou uma série de trabalhos iniciados inicio do mês, em que os professores trabalharam temáticas ambientais como a germinação das plantas, água e preservação.

O Instituto Caturama abordou a consciência ambiental e existencial, promovendo reflexões e atitudes sustentáveis. Outro ponto trabalhado foi a influência e a responsabilidade que cada uma das crianças exerce no meio em que estão inseridas e o quanto cada uma delas carrega consigo a missão e o propósito de preservar e cuidar do meio ambiente.

A Sematur destacou também o Cerrado, sua fauna, flora e características do bioma na região. Mostrou projetos socioambientais e os atrativos naturais do município, trazendo fotos, informações e curiosidades dos rios, cachoeiras e grutas.

Jornal Nova Fronteira