Instituto Caturama celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com Ação Sustentável
  • Compartilhe:

Ascom Instituto Caturama O Instituto Caturama de Sustentabilidade, entidade sem fins lucrativos localizada em Barreiras, Oeste da Bahia, em parceria com a Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, realizou no dia 05 de junho, no período matutino e vespertino, um encontro com aproximadamente 1000 estudantes, 28 turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental […]

Ascom Instituto Caturama

O Instituto Caturama de Sustentabilidade, entidade sem fins lucrativos localizada em Barreiras, Oeste da Bahia, em parceria com a Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, realizou no dia 05 de junho, no período matutino e vespertino, um encontro com aproximadamente 1000 estudantes, 28 turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental para reflexão da atual situação do Meio Ambiente.

A intenção foi sensibilizar os alunos através da meditação coletiva além de ministrar palestras com bate papo sobre Escolas Sustentáveis e plantio simbólico de mudas de árvores nativas do bioma Cerrado. Foi destaque como melhorar o bem estar humano. O terapeuta integrativo Renilson Freitas, conduziu um experimento de meditação coletiva, ocasião em que muitos alunos não conheciam essa prática. Freitas pontuou que trabalhar a meditação com os alunos é de fundamental importância, pois auxilia no aumento da consciência, a capacidade de análise de si mesmo.

A meditação condiciona o jovem a pensar antes de agir. Desta forma, influencia no comportamento, no foco, e atua também no equilíbrio emocional. “Se este jovem aprender a lidar com suas emoções e também a avaliar suas escolhas, dificilmente ele vai ter ações negativas, como degradar o meio ambiente”, ressalta o terapeuta.

Para a coordenadora do Instituto Caturama, Laís Diel Marchewicz, esta ação visa além de incentivar uma postura crítica e ativa dos alunos em relação ao meio ambiente e aos problemas ambientais, despertar para a interferência e a responsabilidade que cada ser humano exerce no meio em que está inserido.

Um tema que os jovens se mostraram interessados foi Escolas Sustentáveis, ocasião em as palestrantes Amanda Costa, engenheira agrônoma, e as estudantes de ciências biológicas, Felina Bulhões e Taíse Rodrigues fomentaram a construção coletiva e a implementação de práticas sustentáveis em espaços educacionais de convivência e aprendizagem.

“Agradecemos o Instituto Caturama pela parceria. Fomos presenteados com um momento que integrou autoconhecimento, informação ambiental e plantio de mudas. Parabenizamos a válida iniciativa em favor de um meio ambiente sustentável e mais humano”, avaliou Catiane Nascimento, coordenadora pedagógica do Centro Educacional.

Ao final das atividades integradoras com os alunos, os líderes de turmas se reuniram e participaram do plantio de mudas de Ipês, doados pela Secretária Municipal de Meio Ambiente. O ecologista Claudio Foleto ensinou os alunos a plantar, falou sobre o manejo durante o decorrer do ano e comentou sobre os benefícios que as árvores nativas trazem para o meio urbano.

Jornal Nova Fronteira