Incêndio descontrolado destroi vegetação entre Riachão das Neves e Barreiras
  • Compartilhe:

Um grande incêndio está destruindo a vegetação do cerrado entre as cidades de Riachão das Neves e Barreiras, Oeste da Bahia. O longo período de estiagem e a baixa humidade do ar, que nessa época beiram os 20%, tem favorecido a propagação das chamas.

incendio

Da redação JornalNF | Fotos Wellington José

Um grande incêndio está destruindo a vegetação do cerrado entre as cidades de Riachão das Neves e Barreiras, Oeste da Bahia. O longo período de estiagem e a baixa humidade do ar, que nessa época beira os 20%, tem favorecido a propagação das chamas.

incendio1

Brigadistas tentam conter o fogo, mas o difícil acesso tem atrapalhado. Um helicóptero tem sobrevoado o local tentando identificar a melhor maneira de debelar as chamas. Outro incêndio descontrolado ocorria no mesmo momento no alto da Serra do Saco, às margens da BR 242, sentido Barreiras/Salvador, proximidades do povoado de Tabua.

incendio2

Em sua maioria os incêndios que ocorrem nessa época do ano são criminosos causados por caçadores ou mesmo por proprietários de terras que usam o fogo de forma errada para limpar a área. Não se preocupam em fazer aceiros capazes de impedir que as chamas avancem para as áreas lindeiras e causam grandes prejuízos para os vizinhos e para a natureza, com a destruição da flora e da fauna local.
Nem mesmo o sol escaldante que costuma maltratar o Oeste neste período do ano foi capaz transpor a espessa nuvem de fumaça que cobriu a cidade de Barreiras na tarde de ontem, 19.

Jornal Nova Fronteira