Impactados pelo estresse
  • Compartilhe:

A vida nos coloca num ritmo frenético e estressante. Ficamos tão acostumados com ele que temos dificuldade de parar, tirar férias, não utilizar o celular, afastar-se das redes sociais. Muitas pessoas ficam emocionalmente perturbadas e angustiadas com esse ritmo. São comuns os transtornos ligados à ansiedade, ao medo, ciúmes, esgotamentos, etc.

 

Pe. Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

A vida nos coloca num ritmo frenético e estressante. Ficamos tão acostumados com ele que temos dificuldade de parar, tirar férias, não utilizar o celular, afastar-se das redes sociais. Muitas pessoas ficam emocionalmente perturbadas e angustiadas com esse ritmo. São comuns os transtornos ligados à ansiedade, ao medo, ciúmes, esgotamentos, etc. Segundo estudos da psicologia e da mente, estamos adoecendo coletivamente e não estamos nos dando conta. Muitas pessoas estão construindo para si uma bomba para a saúde emocional. Adolescentes e adultos, no mundo todo, sofrem da síndrome do pensamento acelerado. O turbilhão de informações e de estímulos é tão grande que não conseguimos mais descansar, acalmar o pensamento. São tantas informações que chegam como um “enxame de abelhas”. Torna-se difícil defender-se porque são muitas e ao mesmo tempo.

Crianças já demonstram transtorno de sono. Acordam cansadas. Ficam horas e horas no celular, sem nenhuma restrição. Adolescentes e jovens já não viciam somente em drogas, mas em celular e redes sociais. Ficar um dia sem acessar pode criar uma crise de ansiedade. Adultos sofrem por antecipação e ruminam mágoas e vivências negativas que as impedem de contemplar o belo e demonstrar alegria. Aprender a ter autocontrole é urgente e fundamental. O único momento que temos para viver e viver com qualidade é o presente. Não podemos carregar todas às magoas do passado e nem sofrer por antecipação pelo futuro. É possível ter uma mente livre, uma emoção equilibrada e sermos felizes.

O pior escravo não é aquele que está algemado por alguém, mas aquele que está internamente algemado, pelas algemas de suas próprias emoções e pensamentos traumáticos. A maior pobreza não é aquela da ausência do pão, mas é aquela do coração e da mente que mendigam o pão da alegria, mesmo morando em luxuosas casas.

Diante disso, você precisa se perguntar: você é dominado por uma mente agitada e estressante? Seus pensamentos são perturbadores? Fica remoendo mágoas ou culpas? Se preocupa demais com aquilo que os outros pensam de você, com os fantasmas de suas emoções, fobias e ciúmes? Não consegue parar, desligar-se das redes, do celular, acalmar o pensamento e dormir tranquilamente? Se você respondeu afirmativamente a essas perguntas, você pode estar esquecendo de si. Se você abandonar a si mesmo pelo caminho, não conseguirá controlar o estresse e reencontrar o equilíbrio emocional.

Jornal Nova Fronteira