Hospital do Oeste participa de campanha de doação de órgãos
  • Compartilhe:

Sábado, dia 27, é o “Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos”.

doadores

Por Thianne Lira

Sábado, dia 27, é o “Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos”.

Para marcar esta importante data, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital do Oeste está realizando em Barreiras nesta sexta, 26, uma série de atividades educativas, como a distribuição de panfletos e esclarecimentos a pacientes e acompanhantes da unidade sobre o tema.

No Brasil, mais de 30 mil pessoas aguardam por um transplante. O que muita gente não sabe é que para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, basta avisar à família. Dessa forma, a doação só acontece após autorização dos familiares.

Existem duas situações em que ocorre a doação: o doador vivo, que pode ser qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim, medula óssea ou parte de fígado ou pulmão; e o doador falecido (paciente de UTI com morte encefálica), sendo que nesse caso, podem ser doados os rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos como córneas, pele e ossos.

“Campanhas como essas são fundamentais para a conscientização do público. A gente sabe que a doação é uma questão de educação. Educar para doar é o que pretendemos com essa ação”, comentou Nathalia Fortuna, membro da CIHDOTT.

Este ano, a campanha nacional de doação de órgãos e tecidos, tem como slogan: “Seja o coração de outra pessoa”.

Jornal Nova Fronteira