Hospital do Oeste já conta com Cartório de Registro Civil
  • Compartilhe:

Ana Paula tem apenas alguns dias de vida, mas já saiu do Hospital do Oeste (HO) portando seu primeiro documento. Pai da recém-nascida, José Nascimento Filgueira não pensou duas vezes e aproveitou para garantir a certidão de nascimento da sua pequena ainda na unidade de saúde.

Por Thianne Lira

Ana Paula tem apenas alguns dias de vida, mas já saiu do Hospital do Oeste (HO) portando seu primeiro documento. Pai da recém-nascida, José Nascimento Filgueira não pensou duas vezes e aproveitou para garantir a certidão de nascimento da sua pequena ainda na unidade de saúde. “Muito mais prático, além de facilitar demais a vida da gente”, comentou. A emissão do documento, primeiro passo para quem busca assegurar seus direitos civis, foi possível graças à implantação, no último mês, de uma base do Cartório de Registro Civil – 2º ofício – dentro do complexo hospitalar.

Com a iniciativa, a unidade passa a emitir, de forma gratuita e imediata, certidões de nascimento e óbito que tenham ocorrido no hospital. Segundo o diretor do HO, Marcos Paulo Barbosa, o serviço chega para oferecer mais comodidade aos familiares dos pacientes. “Por exemplo, no caso das certidões de nascimento, iremos suprir uma grande demanda, já que temos uma média de 250 partos por mês”, explica. O cartório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h, na área administrativa da Emergência do Hospital do Oeste. De acordo com o chefe do cartório, Rafael Rebouças, casos de nascimentos ou óbitos ocorridos na unidade durante os fins de semana também terão direito ao registro gratuito, que pode ser feito posteriormente.

Jornal Nova Fronteira