Hospital do Oeste é referência na prevenção de doenças respiratórias em prematuros
  • Compartilhe:

O ano de 2016 chegou com uma boa notícia para a saúde! O Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), passa a ser referência na prevenção de doenças respiratórias

ho

Por Thainne Lira

O ano de 2016 chegou com uma boa notícia para a saúde! O Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), passa a ser referência na prevenção de doenças respiratórias provocadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças com até 02 anos de idade, nascidas prematuras. O VSR é um dos principais causadores de infecções pulmonares, sendo responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias que acometem esses pacientes.

O tratamento preventivo, antes oferecido apenas em Salvador, pode ser feito agora na unidade hospitalar graças à disponibilização, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), do medicamento Palivizumabe. A Sesab também promoveu um treinamento, com a participação de técnicos do laboratório ABBVIE, responsável pela produção do medicamento, para profissionais do HO, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da UTI Neo Natal, além da equipe de Farmácia do hospital. “Nosso objetivo é que as crianças que fazem parte do grupo de risco sejam medicadas, melhorando assim a qualidade de vida delas e diminuindo o número de internações”, comentou Magnun Luan, coordenador farmacêutico do HO.

O grupo de risco contemplado com o tratamento preventivo abrange crianças de até 1 ano de idade, desde que tenham nascidas prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas, e crianças com idade inferior a dois anos com doença pulmonar crônica em decorrência da prematuridade (displasia broncopulmonar) ou doença cardíaca congênita.

Para receberem a medicação, é necessário que os pais enviem toda documentação da criança para o HO. Em seguida, o farmacêutico da unidade irá analisar a adequação da criança ao grupo de alto risco e posteriormente realizará o agendamento para a aplicação da medicação que ocorrerá entre os meses de fevereiro e julho, em uma sala disponibilizada na própria unidade.

Jornal Nova Fronteira