Fé e resistência em duas rodas
  • Compartilhe:

O poeta santa-mariense e ciclista de longa distância, Manoel de Oliveira Santos, conseguiu bater seu próprio recorde pessoal que era de 300 km, feito direto em 16h30 no Desafio Audax de Hidrolândia/GO, em 2014.

ciclismo1

O poeta santa-mariense e ciclista de longa distância, Manoel de Oliveira Santos, conseguiu bater seu próprio recorde pessoal que era de 300 km, feito direto em 16h30 no Desafio Audax de Hidrolândia/GO, em 2014.

Agora, pedalando em sua bike chamada Maria Bonita, fez o percurso de cicloturismo de 805 km com a equipe da 26ª Romaria Ciclística, composta de 25 integrantes da cidade de Ilhéus, Sul da Bahia, saindo em frente da catedral da referida cidade no dia 29 de julho, às 6h, com destino à cidade da fé, Bom Jesus da Lapa, na região do Médio São Francisco.

Pedalando durante sete dias, passou por trecho de asfalto, areia, chão e lama. Com muita adrenalina, percorreu 25 cidades do interior baiano, diversos povoados, até chegar às 10h em Bom Jesus da Lapa no dia 4 de agosto, concluindo, assim, o percurso estabelecido. Vale ressaltar que Manoel e os demais participantes tinham dois carros de apoio com três pessoas e uma moto pilotada por um mecânico de bicicletas.

O ciclista Manelinho pretende aproveitar este desafio de superação pessoal, convivência em grupo, e conhecimentos da região baiana, para servir de inspiração para o lançamento do seu próximo livro, autobiográfico, previsto para daqui a três anos, quando completará 60 anos de idade, por título “Vida de um Vencedor”, e servirá também para dar continuidade ao trabalho de ciclismo de longa distância, de que participa.

Sentindo-se vitorioso, pretende fazer os próximos desafios de bike, que serão os eventos Audax 200, 300, 400 e 600 km, a serem realizados em 27 cidades do país, pois o mesmo tem o objetivo de ser o primeiro baiano de toda Região Nordeste a receber o título de Super Randonneur, na modalidade que vem dedicando e participando na região Centro-Oeste, concluindo os percursos dentro dos tempos-limites exigidos pela organização Audax Brasil.

O ciclista de longa distância deixa uma dica àqueles que pretendem fazer cicloturismo, que o segredo é treinar, ter persistência, determinação, uma boa bike, alimentação adequada e muita garra para alcançar sua meta desejada… Pedalando!

Jornal Nova Fronteira